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MEC lança relatório com 52 ações na educação básica

Por Voz na Comunidade em 02/05/2022 às 21:11:23

O Ministério da Educação (MEC) lançou hoje (2) o Relatório Anual da Secretaria de Educação BĂĄsica referente ao ano de 2021. O documento apresenta 52 ações realizadas pelo ministério, em atenção ao cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação referentes à educação bĂĄsica. Essas ações envolvem educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos.

A educação bĂĄsica abordada pelo relatório engloba um universo de 46 milhões de alunos, sendo 38 milhões da rede pĂșblica. São 178 mil escolas, sendo 137 mil pĂșblicas; e mais de 2,19 milhões de professores. Desses, 1,7 milhão estão na rede pĂșblica. "Essa entrega [do relatório] traz transparĂȘncia e prestação de contas daquilo que a gente tem feito pela educação bĂĄsica dos nossos estudantes", disse o ministro Victor Godoy.

PolĂ­ticas educacionais, uso pedagógico das tecnologias, ampliação do nĂșmero de matrĂ­culas, preparação para o Novo Ensino Médio, formação docente, valorização de profissionais e apoio de plataformas digitais para a gestão educacional são alguns dos temas das iniciativas. Segundo o MEC, embora o documento se refira a 2021, a maioria do trabalho apresentado nele continua em vigor.

Segundo Godoy, o ministério tem trabalhado na recuperação das aprendizagens, uma ação para preencher lacunas de aprendizado nos estudantes. Para Godoy esse tópico é uma das prioridades na polĂ­tica do MEC. "Os nossos dois pilares aqui à frente do MEC são a recuperação das aprendizagens e a tecnologia na educação brasileira", disse. "Estamos muito próximos de fazer a nossa grande entrega, que serĂĄ uma polĂ­tica de recuperação das aprendizagens e nessa polĂ­tica trazemos esse componente da inovação e tecnologia para a educação brasileira".

Formação Docente

No lançamento do relatório, o diretor de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação BĂĄsica, Renato Brito, destacou a presença de 20 ações, das 52 do relatório, relativas à formação de professores.

"Educação Infantil, Bem-Estar no Contexto Escolar, Gestão Escolar, Educação em Tecnologia e Ensino Médio; só essas cinco formações atingiram 590 mil professores de um universo de quase 2,2 milhões de professores no paĂ­s", disse Brito.

Ele citou também que os cursos de formação oferecidos pelo MEC também são abertos a professores da rede privada.

Escolas CĂ­vico-Militares

O diretor de polĂ­ticas para escolas cĂ­vico-militares, Gilson Oliveira, tratou como bem-sucedido o projeto de escolas cĂ­vico-militares. Nesse formato, as secretarias estaduais de Educação continuam responsĂĄveis pelos currĂ­culos escolares, que é o mesmo das escolas civis. Os militares, que podem ser integrantes da PolĂ­cia Militar ou das Forças Armadas, atuam como monitores na gestão educacional, estabelecendo normas de convivĂȘncia e aplicando medidas disciplinares.

Foram implantadas 216 escolas em todos os estados da federação. Oliveira destacou o ParanĂĄ, com 14 escolas; o Rio Grande do Sul, com 13; o ParĂĄ, com dez; Santa Catarina, com nove; além de Minas Gerais e Tocantins, com oito cada. Segundo Oliveira, esse tipo de escola "não tem o objetivo de impor a cultura militar" e é voltada sobretudo para localidades com maior Ă­ndice de violĂȘncia.

"Tivemos uma melhoria das instalações, pela manutenção e zelo demonstrados pelos alunos e incentivado pelas nossas equipes. É uma iniciativa que não pode ser universalizada, mas se mostra como uma alternativa viĂĄvel de um modelo de gestão escolar de excelĂȘncia para ĂĄreas de vulnerabilidade social", afirmou o diretor do ministério.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

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