A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag-AL) desenvolveu o Sistema de Avaliação de Desempenho, uma metodologia que vai auxiliar as Unidades Gestoras de Recursos Humanos dos Órgãos e Entidades do Governo de Alagoas a aprimorar meios para a valorização do servidor e o fortalecimento da administração pública.
A ferramenta foi lançada e apresentada aos gestores de todos os RHs do Estado, nessa quinta-feira (2), no auditório da Escola de Governo (EGAL), em Maceió. A Avaliação de Desempenho é um instrumento aplicado anualmente, de forma regular e individual, para avaliar o desempenho do servidor no exercício de suas atividades profissionais ao longo do ciclo avaliativo, de acordo com a Instrução Normativa n° 05/2022. O primeiro ciclo avaliativo será referente ao período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2022.
"A avaliação faz parte da nova estruturação e reestruturação das carreiras sancionada pelo Governo nos anos de 2021 e 2022. Inclusive, nós nos empenhamos em transformar todas as informações contidas na Instrução Normativa em uma cartilha didática que facilitasse a compreensão e a aplicação das normas pelos gestores", frisou a secretária de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Renata dos Santos.
A ideia inicial é que o Sistema de Avaliação de Desempenho agilize o preenchimento do formulário, e não o substitua. O formulário, que deve ser respondido pelos gestores até 31 de julho, está disponível no portal do SEI (portal.sei.al.gov.br). No entanto, não está descartada a possibilidade de a avaliação ser feita, unicamente, pela sistematização.
"A ferramenta foi desenvolvida com o objetivo maior de dar celeridade à avaliação, tendo em vista os órgãos que geram uma base de dados mais pesada, porque se abastecem de um volume muito grande de servidores. Com o sistema, melhora a capacidade de armazenamento e acelera a matemática dos pontos. Ou seja, a base das funções será a mesma, o que vai diferenciar será a agilidade na avaliação", explicou a superintendente de Política de Gestão de Pessoas do Estado, Tatiane Lavarini.
Os avaliados serão todos os servidores efetivos que pertencem às carreiras estruturadas e reestruturadas nos anos de 2021 e 2022, no âmbito do Poder Executivo Estadual. A Avaliação de Desempenho acumula um total de 100 pontos que serão distribuídos de acordo com cada critério, entre eles estão: qualidade do trabalho, presteza, assiduidade, administração de tempo, capacidade de trabalho em equipe, entre outros.
"Nosso objetivo principal é dar as melhores diretrizes aos gestores e servidores públicos. Para isso, a gente segue, inclusive, algumas referências nacionais. O importante é gerar fortalecimento para a Administração Pública, sempre de maneira responsável", finalizou a secretária Renata dos Santos.