Com as fortes chuvas que atingiram a capital alagoana nos últimos quatro anos, a Prefeitura de Maceió, por meio da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), trabalhou intensamente para amenizar os perigos e os transtornos causados pelos fortes ventos e a grande quantidade de chuva, executando a limpeza de diversos canais da cidade, além de podar e suprimir árvores em áreas de risco e retirar toneladas de lixo carregadas pela chuva até as praias.
O serviço de limpeza de canais foi intensificado no início de cada ano para diminuir os riscos de enchentes no período chuvoso. Os agentes de limpeza estiveram em mais de 30 córregos espalhados pela cidade e com a ajuda de máquinas. Os profissionais retiraram no decorrer da gestão cerca de 20 mil toneladas de resíduos, entre barro e materiais provenientes do descarte irregular, como recicláveis e inservíveis.
A Prefeitura de Maceió também aumentou as ações de poda de árvores. No período, as equipes tinham o foco na prevenção de acidentes. Sendo assim, além das podas, foram executadas supressões em áreas de risco da capital, como grotas e barreiras e o atendimento emergencial nos casos de queda. Ao todo, desde janeiro de 2021, foram mais de 26 mil intervenções realizadas em exemplares nas vias e áreas que causavam riscos aos maceioenses e visitantes.
Orla marítima
Mesmo efetuando a limpeza nos canais e córregos da cidade, a Alurb ainda registrou uma grande quantidade de lixo descartado de forma irregular carregado pelas águas pluviais para a faixa de areia da praia.
O trabalho foi intensificado no período de chuvas, com os agentes de limpeza em campo 24 horas por dia, de domingo a domingo, para manter as praias limpas e seguras para turistas e maceioenses. Foram recolhidas mais de 40 mil toneladas de resíduos na faixa de areia de toda a extensão da orla.
Ecoboats
Os Ecoboats, catamarãs que são utilizados na limpeza da lagoa e do mar, são essenciais para manter as praias e a laguna limpas. Desde que foi instalado, em dezembro de 2022, foram mais de 1.400 toneladas de lixo coletadas na superfície do mar e da lagoa Mundaú.
Fonte: Redação com assessoria