Os gabaritos oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 serão divulgados em 20 de novembro (próxima quarta-feira) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Eles mostrarão as respostas consideradas corretas das quatro provas (Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática).
Até lá, você pode consultar a CORREÇÃO EXTRAOFICIAL do g1, elaborada em parceria com professores do Curso Anglo (SP).
Mas é preciso lembrar que o Enem é corrigido pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), método "antichute" que avalia a coerência no desempenho dos candidatos. Se eles acertarem as questões consideradas "difíceis" e errarem as "fáceis", o sistema atribuirá menos pontos na soma total.
Ou seja: você pode conferir seu número de acertos pelo gabarito, mas só saberá a nota final do Enem (tanto da prova objetiva quanto da redação) em 13 de janeiro, quando os boletins forem divulgados.
Datas das provas
3 de novembro (último domingo)
- 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
- 45 questões de ciências humanas; e
- redação.
10 de novembro (próximo domingo)
- 45 questões de matemática; e
- 45 questões de ciências da natureza.
O que levar no dia da prova
- RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos);
- Ãlcool em gel;
- Máscara de proteção facial (só não é obrigatória em locais que liberaram o uso em ambientes fechados);
- Caneta esferográfica transparente com tinta na cor preta (leve pelo menos duas para o caso de uma falhar);
- Cartão de confirmação de inscrição;
- Lanche (ideal é levar alimentos que deem energia, como chocolates, castanhas e barras de cereal) e água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo). O lanche poderá ser vistoriado pelo fiscal de sala.
Dica: Como são cinco horas de exame, é recomendado que o candidato vá com uma roupa confortável e com calçados que não o apertem.
- Exemplos de documentos digitais de identificação que serão aceitos pelo Inep: e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital. O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal --- capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.
Horários de aplicação (no fuso de Brasília)
- Portões abrem às: 12h
- Portões fecham às: 13h
- Prova começa às: 13h30
- Aplicação da prova no 1º dia acaba às: 19h
- Aplicação da prova no 2º dia acaba às: 18h30
O candidato só deixa o local de aplicação com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.
G1