A Prefeitura de Maceió, tendo como representantes, O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan) e a Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedciti) participou, nesta terça-feira (10), do encerramento da Primeira Edição do Programa de Aceleração Digital de Municípios (PADM).
O evento, que ocorreu na sede do Sebrae Alagoas, no Centro de Maceió, finalizou uma jornada intensiva de transformação digital por meio de modernização e eficiência em cinco cidades brasileiras, entre elas a capital alagoana.
Além de Maceió, o PADM, uma iniciativa conjunta do BrazilLAB e do CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina, selecionou mais quatro municípios de diferentes regiões do País: Araguaína-TO, Belo Horizonte-MG, Campo Grande-MS e Porto Alegre-RS.
O presidente do Iplan, Antonio Carvalho, destacou o papel fundamental do BrazilLAB na construção de redes e mentores, enfatizando a importância da troca constante entre eles.
"O Brazil Lab desempenha um papel fundamental na construção de redes e mentores. A troca constante entre eles fortalece essa rede. Acredito nesse processo de troca e inovação, mas é importante que seja estruturado e respeite as etapas necessárias. Devemos fazer as pessoas acreditarem na inovação", pontuou Carvalho.
Já o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Sergio Cavalcante, ressaltou o fato de Maceió ter sido a representante da região Nordeste no programa.
"É uma honra para a gente. Dentre cerca de 1.100 municípios do Nordeste, nossa cidade ter sido escolhida para ter colaborado, incentivado, além de mostrar um pouco o que vem sendo desenvolvido na gestão do prefeito JHC no que tange à ciência, tecnologia e inovação", afirmou Sérgio Cavalcante, que também explicou a importância do 1º Ciclo de Inovação Aberta de Maceió, trabalho idealizado pela Sedciti.
Durante o evento de encerramento, os representantes dos cinco municípios participantes compartilharam suas experiências e apresentaram resultados tangíveis de seus esforços durante o programa.
O DemoDay, como foi denominado, proporcionou uma oportunidade única para líderes governamentais, inovadores e cidadãos interessados conhecerem em primeira mão as soluções e descobertas que emergiram ao longo de cinco meses de trabalho colaborativo.
O secretário de inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos, expressou sua gratidão ao programa por gerar inspiração e engajamento entre os técnicos. Ele destacou a importância da formação de rede e da colaboração com outras cidades.
"Trabalhar com as outras cidades é super importante. Espero que a gente siga mantendo essa rede com as novas estruturas para que possamos trocar ideias com mentores e exceções, estimulando iniciativas aceleradas. Acho que isso funcionou muito bem, ou seja, as pessoas se sentiram provocadas pelo programa e realmente tiraram do papel algumas das ideias que já tinham," enfatizou Carlos.
Fonte: Secom Maceió