A Prefeitura de Maceió anunciou o calendário de pagamentos para o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e a Taxa de Coleta e Limpeza Urbana para o ano de 2025. O município oferece este ano quatro formas de pagamento do IPTU, com três cotas com descontos, além da possibilidade de pagar o tributo parcelado em 10 vezes, sem desconto.
Quem optar por regularizar o tributo ainda em janeiro irá aproveitar os 15% de desconto na cota única até o dia 31 de janeiro. O desconto é um dos maiores e mais vantajosos entre as capitais do país, seja em porcentagem como também em prazo de pagamento.
Os 15% de abatimento já estão disponíveis no site da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz), em online.maceio.al.gov.br. Basta que o contribuinte informe o número de inscrição imobiliária da residência, que pode ser encontrado em boletos e carnês do IPTU de anos anteriores, ou o CPF do titular do imóvel para gerar a guia.
Além da cota única de 15% de abatimento, também será oferecido, para quem optar pelo pagamento à vista, descontos de 10% (a partir do dia 1 de fevereiro) e de 5% (a partir do dia 1 de março). A primeira das dez parcelas, sem o desconto, vence dia 31 de março.
Este ano, o imposto será disponibilizado inteiramente no formato digital, ou seja, somente pela internet. Para auxiliar a população e modernizar ainda mais o serviço, a Fazenda Municipal oferece o atendimento virtual pela assistente digital Roberta, que, entre outros serviços, disponibiliza a emissão do tributo pelo celular, tablet ou computador.
O cidadão deve informar seus dados pessoais, os dados do imóvel e solicitar o serviço ao atendimento virtual. A guia será emitida de forma rápida, trazendo mais comodidade ao contribuinte. Também é possível pagar o IPTU 2025 via Pix e via código de barras em aplicativos bancários.
A Secretaria de Fazenda informa que o site da Fazenda Municipal (online.maceio.al.gov.br) é o unico que disponibiliza a emissão do tributo e oferece o atendimento virtual para gerar o imposto. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com o órgão, pelo e-mail [email protected]. O órgão também informa que este ano, os tradicionais carnês não serão entregues nas residências da capital.
Fonte: Redação com assessoria