O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza, nesta quarta-feira (11), pela manhã, na Clínica da Família do Benedito Bentes, o Dia D da Campanha de Multivacinação 2023 e, em seguida, a inauguração do Ambulatório Oncológico.
Durante a cerimônia do Dia D da Campanha de Multivacinação 2023, crianças e adolescentes menores de 15 anos terão a oportunidade de atualizar a Caderneta de Vacinação. Para isso, o Estado disponibilizou, para os 102 municípios alagoanos, 370 mil doses de imunizantes para a realização do esforço de vacinação, que deve ocorrer até o dia 14 de outubro nos postos de vacinação municipais.
Entre as vacinas disponíveis estão a BCG, Hepatite A, Hepatite B, Penta (DTP/Hib/Hep. B), Pneumocócica 10-valente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), Vacina Rotavírus Humano (VRH) e Meningocócica C (conjugada). Também foram distribuídos os imunizantes contra a Febre amarela, o HPV quadrivalente, bem como, a dT (dupla adulto), dTpa (DTP adulto), Menigocócica ACWY, Tríplice viral e DTP (tríplice bacteriana).
Conforme o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, a ação tem o objetivo de colocar em dia a situação vacinal de quem estiver em atraso e, deste modo, aumentar as coberturas vacinais que estão abaixo das metas estabelecidas nacionalmente. "Por meio desta iniciativa estaremos evitando surtos de doenças e a reintrodução daquelas que já foram erradicadas, como a paralisia infantil, por exemplo", pontuou o gestor da saúde estadual.
Ambulatório Oncológico
Com a inauguração do Ambulatório Oncológico, que visa atender os pacientes com câncer que aguardam por assistência na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS), a Sesau vai assegurar as consultas com oncologistas. Entretanto, os pacientes serão acionados e convocados para realizarem as consultas, o que representa que não devem comparecer a estas unidades sem que a Sesau entre em contato e agende a data para atendimento.
O Ambulatório Oncológico é um serviço contemplado no Plano Emergencial de Socorro aos Pacientes com Câncer em Apoio à Prefeitura de Maceió, que implementado com metas, com prazo imediato (em até 30 dias), a curto prazo (entre 45 a 90 dias), a médio prazo (entre 90 e 120 dias) e a longo prazo (em até 180 dias). "Essas ações estão sendo programadas há dois meses e irão contemplar desde as consultas ao paciente, a triagem ambulatorial, todos os exames complementares necessários e todos os tratamentos cirúrgicos", salientou o gestor da saúde estadual.
Fonte: Secom Alagoas