Com o tema "Um olhar múltiplo para as pessoas com deficiência", a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (SEMUC) promoveu, nesta quinta-feira (24), no auditório da Escola Técnica de Artes (ETA) - Centro de Maceió, um evento alusivo à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, celebrada de 21 a 28 de agosto. A ação foi organizada pela Coordenação Geral de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência (CGASPD/SMS).
O objetivo da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é levar conscientização à sociedade acerca das condições sociais e necessidades específicas desse público, promovendo políticas públicas e inclusão social para combater o preconceito e a discriminação.
Evento contou com palestras de profissionais de saúde e relatos de experiências do público presente. Fotos: Ascom SMS
De acordo com a coordenadora da CGASPD, Suzana Marinho, o encontro foi uma oportunidade para abordar soluções e ideias necessárias para as problemáticas enfrentadas pelas pessoas com deficiências intelectual e múltipla.
"Hoje estamos aqui prestigiando a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla no propósito de discutir as demandas existentes dentro desse segmento e buscar as soluções cabíveis para que essas pessoas tenham uma assistência ainda mais efetiva em nossa sociedade. Precisamos estar preparados para promover essa assistência não só agora, mas futuramente também, pois a pessoa com deficiência intelectual e múltipla precisa ter esse olhar cuidadoso de todos nós", destaca.
Durante a exposição, alguns temas foram pontuados entre os profissionais de saúde, tais como: o fluxo da Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência, Deficiência Intelectual e Múltipla e Capacitismo. Além disso, a atividade contou com alguns relatos de experiências de famílias presentes no evento.
Sobre a Semana
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é uma campanha anual, desenvolvida de 21 a 28 de agosto, pela Federação Nacional que engloba as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), desde 1963.
A iniciativa foi incorproada ao calendário nacional pela Lei Nº 13.585/2017 e suas comemorações visam ao desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social, de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação.
Objetiva, ainda, divulgar conhecimento sobre as condições sociais das pessoas em situação de deficiências intelectual e múltipla, como meio de transformação da realidade, superando as barreiras que as impedem de participar coletivamente em igualdade de condições com as demais pessoas.
Fonte: Secom Maceió