A Secretaria de Educação de Maceió mantém em funcionamento, há um ano, o polo do Núcleo de Línguas Estrangeiras do Benedito Bentes, atuando no bairro, ao oferecer os cursos de Inglês e Espanhol aos moradores.
A iniciativa beneficia mais de 150 alunos, traçando novas oportunidades profissionais e pessoais para os estudantes, como a aluna do curso de Espanhol, Rebeca Silva, que estuda no núcleo desde o início de seu funcionamento.
Ela diz que se apaixonou, ainda mais, pela língua. "A oportunidade que o núcleo me deu foi de entrar mais numa cultura que eu amo. É ótimo poder ter isso no meu currículo, e poder sonhar em viajar. Tenho muita vontade de conhecer o México, a Espanha, ou pra onde o espanhol me levar", revela Rebeca.
Mais oportunidades
Já o aluno Matheus Felipe, 24 anos, morador do Benedito Bentes e estudante do curso de Inglês, conta o que o Núcleo representa na vida dele. "Estou aqui desde o primeiro dia do núcleo e está sendo uma experiência ótima, porque sempre foi meu sonho fazer um curso de Inglês. Quando soube da oportunidade vim correndo agarrá-la. É bom aqui pra parte alta, que é um lugar que tem muitas pessoas com sonhos, mas que muitas vezes não têm oportunidade, e o Núcleo está nos dando isso", ressalta.
O núcleo também tem sido transformador na vida profissional de alguns dos alunos, como a estudante Angélica Suelen, que utiliza o conhecimento de um novo idioma nos locais de trabalho. "O Núcleo nos prepara não só para falar o idioma, mas para lidar com diferentes culturas. Eu sou consultora óptica e assistente administrativa e o curso tem me ajudado a me profissionalizar, ainda mais, para exercer minhas profissões", comenta.
Além de aprender uma nova língua, participar do curso faz os sonhos dos estudantes crescerem e eles se sentem mais capazes, como conta a professora Maria Gorete, que dá aulas desde o início das atividades.
"A nossa trajetória como Núcleo de Línguas tem sido transformadora. A gente vê em cada aula e fim de semestre, a satisfação do aluno por ter aprendido. Eles sempre comentam que chegaram ali do zero e hoje em dia conseguem assistir a um filme sem legenda. O sonho deles de falar uma língua estrangeira era impossibilitado pela falta de recursos para pagarem um curso e hoje em dia eles têm essa oportunidade", detalha.
Aniversário
O Núcleo de Línguas Estrangeiras do Benedito Bentes completou seu primeiro aniversário no dia 10 de agosto, com uma programação que incluiu apresentações dos alunos, entre elas declamações de poemas, danças e músicas cantadas em Inglês Espanhol.
Atualmente, o núcleo conta com 11 turmas, disponíveis nos três turnos, sendo quatro de espanhol e cinco de inglês.
O objetivo do Núcleo, como informa o coordenador, Jefferson Simons, é através do aprendizado de idiomas estrangeiros, despertar novos sonhos nos moradores do Benedito Bentes. "Para nós é uma felicidade chegar ao marco de um ano dessa unidade no Benedito Bentes, cuja proposta foi abraçada pela comunidade desde sua implantação. É extremamente gratificante trazer esse sonho de ter uma língua estrangeira no currículo e na bagagem sócio-cultural para os moradores do bairro, que é lar de muitas comunidades carentes", explica.
O coordenador pontua as oportunidades que o Núcleo de Línguas abre para os estudantes. "A gente vê o Núcleo não apenas do ponto de vista do conhecimento, mas também do ponto de vista do mundo do trabalho. Ele melhora a qualificação profissional dos alunos e abre muitas portas. Eu incentivo nossos alunos a olharem suas realidades e pensarem onde querem chegar, a sonharem grande", frisa.
Aprendizado de novos idiomas incentiva profissionalização dos estudantes. Fotos: Pedro Farias/Ascom Semed