Devido as intensas chuvas registradas em Maceió, a SuperintendĂȘncia Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) orienta os maceioenses sobre os cuidados ao dirigir para garantir viagens mais seguras nas vias da capital. Além da direção defensiva, alguns cuidados preventivos devem ser utilizados pelos condutores, como checar as condições dos pneus e dos limpadores de para-brisas.
Entre as principais recomendações estão reduzir a velocidade, manter o farol baixo e manter distância do veículo a frente, isso permitirĂĄ que o condutor consiga realizar manobras para evitar acidentes e tenha melhor visibilidade das vias. Também é preciso transitar com a velocidade moderada, não realizar movimentos bruscos, só fazer ultrapassagens com segurança e manter ligados os desembaçadores ou ar-condicionado dos veículos.
Os motoristas e motociclistas também devem evitar transitar em pontos de alagamentos, que podem esconder buracos ocasionados pelas chuvas. O aplicativo SMTT Maceió – NOI Cidadão estĂĄ emitindo alertas com informações sobres esses lugares. Os cidadãos podem baixar o aplicativo, disponível para os usuĂĄrios Android e IOS, e ter conhecimentos sobres os locais.
"Com as chuvas, é comum ocorrer o fenômeno da aquaplanagem, quando uma lâmina de ĂĄgua se forma nas vias. Neste momento, é essencial que o condutor mantenha calma, permaneça com as mãos firmes mantendo o volante em linha reta, tire o pé do acelerador e não acione o freio, na tentativa de parar o veículo, pois isso poderĂĄ ocasionar acidentes graves", explicou o diretor de Operações de Mobilidade, Coronel Cícero Silva.
Mesmo seguindo todas as dicas, caso o condutor se envolva em algum acidente ou detecte semĂĄforos intermitentes ou para demais ocorrĂȘncias de trânsito, os maceioenses devem acionar as equipes da SuperintendĂȘncia pelo Disque SMTT, no número 118, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Também é possível solicitar através do aplicativo SMTT Maceió – NOI Cidadão.
Os canais funcionam todos os dias da semana e são operados no Núcleo de Operações Integradas (NOI), que funciona 24 horas com equipes de prontidão.