Em homenagem ao Dia da Escola, quatro profissionais da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) relataram, nesta quarta-feira (15), o que para eles representa esta instituição, que é bem valorizada e vem sendo foco de investimentos por parte da gestão do prefeito JHC.
Para Rosângela de Fátima, professora de 49 anos, que há 18 leciona na rede pública de ensino, a escola é um espaço de conhecimento, de debates, estimulação de ideias e práticas que auxiliam a cognição.
"É um espaço onde a história de vida de cada aluno é plantada, desenvolvida. Muitas vezes não só contribui para o currículo em si, mas que agrega ao conhecimento teórico, traz uma perspectiva na prática de acordo com as suas realidades. Como professora, percebo que a escola dá muitas oportunidades de crescimento e de atividades que fazem os alunos extravasarem. A escola dá os conceitos e teorias e consolida o que vem de casa", ressaltou a professora.
A diretora Lucrécia Falcão, da Escola Municipal Arnon Farias Afonso de Melo, que fica no Jacintinho, relembrou alguns fatos da infância e da adolescência, de quando estudava. Ela revelou que sempre amou a instituição e que sempre que chegava em casa, já fazia as tarefas sem pensar duas vezes.
"Estudei em uma escola de Limoeiro de Anadia, no interior de Alagoas. Minha mãe era professora. Sempre amei a escola, nem entrava direito em casa e já fazia as tarefas todas. Meus cadernos eram impecáveis", contou emocionada a diretora.
Para ela, a escola é um espaço privilegiado onde o conhecimento científico é sistematizado, um espaço de relações e acolhimentos.
"É um lugar respeitado onde exercitamos e desenvolvemos sentimentos, emoções, que prepara os alunos a agirem e a transformarem a sociedade em que vivemos. A escola é um espaço privilegiado para pensar", concluiu.
A coordenadora pedagógica Mônica Assis, da Escola Municipal Floriano Peixoto, localizada em Ipioca, define a escola como lugar de vivências e saberes.
"É um ambiente onde o presente é validado pelo passado e o futuro encontra sua principal morada. Lugar onde as ciências exatas só têm sentido onde as primícias das humanas são exaltadas pelo respeito ao outro me sua totalidade do ser. Que aqueles que fazem a escola sejam valorizados como agentes socialmente insubstituíveis", enfatizou a coordenadora.
Espaço para formação de cidadãos
Para a Regina Buarque, coordenadora do Centro Municipal de Formação da Semed, a escola é um lugar sinônimo de mudança de vida, de perspectiva de futuro e é onde acontece o processo de formação do indivíduo em sociedade.
"Pensar o dia da escola na vida da gente é bem interessante, porque hoje, como docente e profissional da educação, penso que ela é a principal forma, depois da família, de formar um cidadão. É na escola que a gente forma cidadãos para enfrentar o futuro e os desafios do mercado de trabalho", revelou a coordenadora.
A profissional da Educação também contou que estudou a vida inteira em escolas e instituições públicas. "Decidi ser professora me espelhando nos professores eu tinha. Meu primeiro curso foi de nutrição na Ufal, mas eu larguei faltando um ano para me formar, por inspirações em professores que tive na vida escolar", informou.
Ela acredita que o investimento na formação dos profissionais é a principal ferramenta para que a escola seja transformadora.
"O Dia da Escola precisa ser todos os dias. Que a gente una forças e empreendimentos para que a escola seja esse espaço de produção de conhecimento e de perspectivas na vida dos estudantes", finalizou.