O programa Leite é Massa da Prefeitura de Maceió segue beneficiando famílias do Programa Primeira Infância Cidadã (PPIC). Desde o lançamento, em agosto de 2022, quase 10 mil kits com leite em pó foram distribuídos para 1330 crianças de um a três anos de idade, reforçando a segurança alimentar.
Além de promover a melhora na nutrição dos pequenos, a entrega dos kits de leite, contendo 10 pacotes, também surge como um alívio financeiro às famílias em vulnerabilidade social, como é o caso da família de Rosiele Tenório. Ela tem três filhos de 2, 3 e 5 anos de idade que consomem o leite, e o benefício gerou alívio para a mãe.
"O meu filho menor já toma leite com cereal, mas o leite está quase dez reais, e ele toma um pacote por dia, chega a quase 30 pacotes por mês. Com essa ajuda, já estou usando o dinheiro para comprar fralda e comida. O programa me ajuda muito em tudo", afirma a dona de casa.
O programa atende as regiões do Vergel do Lago, Bom Parto, Trapiche da Barra, Ponta Grossa, Cruz das Almas, Jacarecica, São Jorge, Jacintinho e Benedito Bentes, que são as áreas de atuação dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Área Lagunar, Bela Vista e Selma Bandeira.
Para o secretário de Assistência Social de Maceió, Claydson Moura, a ação atende a uma necessidade das famílias que é urgente.
"Eu conheço a realidade das mães pobres e vi o depoimento de uma delas, que não tinha o que dar de comer ao filho de nove meses. O programa Leite é Massa está garantindo que as crianças tenham um alimento e, além de outros benefícios já garantidos pela Assistência Social e pelo Primeira Infância Cidadã", declarou.
Primeira Infância Cidadã
O programa Primeira Infância Cidadã/Criança Feliz apoia e acompanha o desenvolvimento infantil integral de crianças de 0 aos 6 anos de idade. O programa facilita o acesso da gestante, das crianças e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos que necessitem do acompanhamento da chamada primeira infância. Em Maceió, são acompanhadas 1510 famílias pelo programa.
Mantido pelo Governo Federal, o público alvo compreende crianças de até 3 anos e famílias beneficiárias do Auxílio Brasil, crianças de até 6 anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e suas famílias e crianças de até 6 anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção.