Uma horta comunitária foi aberta no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Rio Novo, nesta sexta-feira (10). Cerca de 150 mudas foram plantadas no espaço que servirá para melhorar a alimentação dos usuários do equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social.
A ação foi realizada pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e foram plantados mudas de alface, couve-flor e pimentão. Essas serão distribuídas, quando colhidas, para famílias em vulnerabilidade social, como explica a assistente social e coordenadora do Cras Rio Novo, Adriana Barros.
"A gente tem uma comunidade, aqui no Rio Novo, que é muito carente e vulnerável. Então, desde que iniciamos as atividades do Cras, pensamos em usar o terreno para plantio, e percebemos que pode ser um grande aliado para contribuir na segurança alimentar da comunidade. A responsabilidade de cuidar dessa horta é, por hora, do Cras, mas aos poucos a população também poderá participar, e quando colhermos, vamos direcionar para as famílias que mais necessitam", frisou a coordenadora.
A diretora de Espaços Públicos da Sudes, Iracely Pinho, destacou a importância da horta comunitária. "A Semas solicitou essa horta, e é muito interessante pois o equipamento atende muita gente e sempre promove a alimentação dos usuários, que vão também poder participar desse processo de plantio e cuidado. Hoje nós vimos a comunidade ajudando nessa atividade e isso é muito importante", disse.
Moradora do bairro do Rio Novo, Tânia Maria, de 58 anos, participou do plantio das mudas. Ela é apaixonada pelos cuidados com plantas e agradece o atendimento recebido no Cras.
"Eu amo mexer com as plantas, sujar minha mão e participar de tudo que puder. Nós temos que ter esse contato, pois também somos filhos da terra e essa iniciativa do Cras é muito boa, uma maravilha. Não só pelo plantio em si, mas que também colabora com o atendimento daqui que é bom demais. Eu agradeço muito por essa equipe que é maravilhosa", disse a usuária do Cras.
O secretário municipal de Assistência Social, Claydson Moura, foi um incentivador para o plantio da horta no equipamento e solicitou o apoio da Sudes. "O Cras tem essa função de incluir socialmente e promover à qualidade de vida e o acesso aos direitos. A horta é mais um atrativo, que além de reforçar a segurança alimentar, também aproximará mais ainda a população ao Cras", disse o secretário.
A ação de plantio deve continuar em escolas da rede municipal e em outros Cras de Maceió.