No Dia Internacional da Mulher, o governador Paulo Dantas empossou, nesta quarta-feira (8), o Comitê Rede de Atenção às Violências (RAV), em solenidade ocorrida no Palácio República dos Palmares. Antes, uma entidade que tinha como foco único o combate à violência contra a mulher, o chefe do Executivo anunciou também a ampliação da atribuição da entidade, estendendo o acolhimento a públicos como crianças, idosos, povos tradicionais, entre outros, em Alagoas.
"Recebi uma pauta das mulheres e editamos este decreto de posse do Comitê Gestor, ampliando essa atribuição, ao estender também às nossas crianças, idosos e aos povos tradicionais. Firmo o compromisso de que ele não vai ficar no papel", garantiu o governador.
"Este novo Comitê vai gerenciar a RAV e terá condição de trabalhar, para continuarmos dando protagonismo às mulheres, em todas as áreas, assim como proteger nossos idosos, crianças, indígenas", completou Paulo Dantas, lembrando que o governo já tem estruturadas as Casas Lilás e a interiorização da Patrulha Maria da Penha, entidades de acolhimento às mulheres vítimas de violência em Alagoas.
Secretária reforça ampliação da RAV à população vulnerável
Coordenadora do Comitê Gestor empossado nesta quarta-feira (8), a secretária-chefe do Gabinete Civil, Luiza Barreiros, explicou como se deu a ampliação das atribuições do RAV. "O decreto anterior contemplava e era restrito às ações de combate das violências contra as mulheres. Com este novo decreto, ampliamos não só os atores da composição da rede, como também a atuação em outros públicos, como idosos, crianças, povos tradicionais, comunidades em situação de rua e as comunidades LGBTQIA+", informou a secretária.
O vice-governador Ronaldo Lessa destacou em seu discurso que com o novo Comitê da RAV, o Estado potencializa a área de atuação no combate a qualquer tipo de violência. "Muita gente não sabe, mas cresceu muito a estatística que revela o número de crianças vítimas de violência", ressaltou Lessa.
Secretária de Estado Extraordinária da Primeira Infância (Secria), a médica Paula Dantas enfatizou a relevância do trabalho desenvolvido pelo Programa Criança Alagoana (Cria) e evidenciou a necessidade de priorizar, ainda mais, a primeira infância em Alagoas e as parcerias com a RAV. "Isso só aumenta a responsabilidade de todos nós gestores com a RAV", destacou Paula.
Atuação da Rede de Atenção
Emocionada, a presidente empossada da RAV, a professora Camile Wanderley, disse que a atuação da entidade terá ainda mais responsabilidades. "Com essa posse, assumimos compromisso com todos os Poderes, mas, principalmente, a missão de combater esse problema complexo da violência. Mas garantimos uma atuação ágil e moderna para atender a população mais vulnerável", disse Camile.
O Comitê Gestor da RAV é de natureza deliberativa, composto de forma paritária por entidades do Poder Executivo, com 13 secretarias, bem como pelos conselhos comitês e núcleos representantes da sociedade civil, somando-se 10, ao todo. Possui caráter intersetorial e é pautado na prevenção, identificação, assistência, monitoramento e avaliação das violências às populações vulneráveis, no âmbito do Estado de Alagoas.