O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, iniciou, nesta quarta-feira (1Âș), mais uma turma do curso de ResidĂȘncia Médica. Dezessete profissionais aprovados por meio de Processo Seletivo irão atuar na unidade nos próximos dois anos, visando obter o título de especialista em Clínica Médica, Pediatria, Neurologia, Ortopedia e Traumatologia, Medicina Física e Reabilitação e Cirurgia Geral.
Na ocasião, o diretor do HGE, Fernando Melro, ressaltou a resolutividade da unidade hospitalar e o perfil dos profissionais que ali trabalham. "O HGE é a unidade hospitalar mais importante e de maior porte do Estado. Com a vivĂȘncia de situações extremas todos os dias, é o local perfeito para a formação profissional", ressaltou.
Segundo Fernando Fidélis, presidente da Comissão de ResidĂȘncias Médicas de Alagoas (CEREM/AL), o HGE é um referĂȘncia em conhecimento na ĂĄrea médica e os novos especialistas sairão da instituição com conhecimento técnico e humanístico. "Hoje, 17 profissionais das ĂĄreas de Clinica Médica, Pediatria, Neurologia, Ortopedia e Traumatologia, Medicina Física e Reabilitação e Cirurgia Geral, iniciaram a qualificação", acrescentou.
No acolhimento dos residentes foi apresentado o perfil da ResidĂȘncia Médica no Brasil, assim como toda a matriz qualitativa e quantitativa de cada especialidade. Também foi apresentado o perfil assistencial do HGE, o número de leitos existentes e a estrutura disponibilizada aos pacientes.
O baiano Darlan Benevides, um dos residentes em Neurologia, estava ansioso para iniciar as atividades na ĂĄrea. "Eu fiz Medicina na Uncisal [Universidade Estadual de CiĂȘncias da Saúde]. Por isso, jĂĄ conheço bem o HGE e não deixaria de querer minha especialização em um local com uma gama de conhecimentos sem igual e com o nível de profissionais que possui",