Com os preços congelados há três anos, o Ipaseal Saúde, plano que abrange parte dos servidores públicos estaduais de Alagoas, terá reajuste de 9,89% neste mês de março. O percentual ficou abaixo da metade da inflação acumulada, desde o último ajuste de preços, ocorrido em janeiro de 2020.
De lá para cá, por conta da recessão provocada pela pandemia do Coronavírus, o Estado conseguiu manter o valor do plano congelado, enquanto a inflação do período acumulou em 20,37%, com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que serve de referência aos planos de saúde que não têm os preços controlados pela Agência Nacional de Saúde (ANS), a exemplo do Ipaseal.
"Durante esses três anos, por causa da situação atípica provocada pela pandemia, o Ipaseal Saúde manteve seus serviços sem reajustar os preços do plano, que já são defasados. E mesmo agora, quando o reajuste se faz inevitável para garantir a sustentabilidade da assistência, o Governo de Alagoas resolveu repassar apenas a metade da inflação acumulada nesses três anos", destaca o diretor-presidente do Ipaseal, Adeilson Bezerra.
Ele informa ainda que durante esse período, os salários dos servidores do Estado tiveram reajuste superior a 14%, reforçado com um processo de valorização de várias categorias que conquistaram avanços substanciais na melhoria salarial.