Uma operação conjunta resultou na apreensão de mais de 720kg de produtos impróprios para o consumo. A ação aconteceu nessa segunda-feira (14), após o recebimento de denúncias de que um supermercado no bairro do Jacintinho, estaria comercializando alimentos estragados.
Fiscais da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e ConvÃvio Social (Semscs) e da Vigilância Sanitária de Maceió (VISA) foram até o local e encontraram diversos produtos mal conservados e outros fora do prazo de validade.
O coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos, informou que o órgão realiza, diariamente, fiscalizações nos estabelecimentos da capital buscando evitar o risco sanitário da população. "Nos estabelecimentos orientamos os comerciantes sobre a manipulação e armazenamento correto dos alimentos para que possam assegurar a saúde dos maceioenses". destacou o coordenador.
Outra irregularidade encontrada, durante a fiscalização no supermercado, foi o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) com o prazo de validade vencido desde o mês passado. Por isso, o estabelecimento também foi notificado pelos fiscais de Posturas da Semscs, e dado um prazo para que ele se regularize junto ao Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL).
O supermercado foi autuado e responderá em processo administrativo, cujas penalidades incluem multas que variam conforme a gravidade das infrações cometidas. Todo material apreendido foi descartado no aterro sanitário de Maceió.
Thiago Prado, secretário municipal de Segurança Comunitária e ConvÃvio Social, falou sobre o ocorrido e destacou a importância da colaboração da população que ao identificar qualquer situação de irregularidade denuncie aos órgãos de controle da prefeitura.
Disque Denúncia
Qualquer denuncia pode ser feita através dos números de telefones (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, ou pelo WhatsApp (82) 98705-0730, que funciona 24h, todos os dias.
Fotos: Matheus Alves
*com Ascom SMS