A entrega do Prêmio Jadson Andrade de Direitos Humanos será realizada no dia 2 de fevereiro, às 15h, no auditório do Centro Cultural Arte Pajuçara, no bairro Pajuçara. A iniciativa é da coordenação da Diversidade Sexual da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). A premiação reconhece o trabalho de pessoas e instituições que ajudaram a construir políticas públicas para o enfrentamento e o combate à LGBTfobia.
O prêmio foi criado em 17 de novembro de 2021. Segundo o coordenador da Diversidade Sexual da Semas, Rafael Gomes, a premiação para reconhecer pessoas e instituições que ajudaram a construir políticas públicas de enfrentamento e combate à LGBTfobia.
"O prêmio tem como finalidade reconhecer o trabalho da sociedade civil e privada, além de pessoas que tenham contribuído para a construção de políticas públicas de enfrentamento e combate à LGBTfobia. Também visa fortalecer iniciativas em prol da cidadania e dos Direitos Humanos LGBTI+", destacou o coordenador.
Categorias premiadas
O Prêmio Jadson Andrade de Cidadania e Direitos Humanos LGBTI+ será concedido nas seguintes categorias: lésbica; gay; travestis; mulher trans e ou homem trans; político; personalidade do ano; empresa; organização não governamental; e personalidade nacional.
Os agraciados deverão, no ano anterior, ter trabalhado na defesa da Cidadania e dos Direitos Humanos LGBTI+ na Cidade de Maceió e/ou no Brasil, assim como Jadson, que foi presidente do Conselho Municipal de Direitos e da Cidadania LGBT de Maceió, e faleceu no ano de 2021.