Para desenvolver a economia local, a Prefeitura de Maceió vem agilizando a emissão de licenças como alvarás e habite-se. Em 2022, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) emitiu 1.009 licenças. A iniciativa foi superior ao ano passado, quando foram contabilizadas 883 emissões, efetivando o processo de desburocratização para a instalação de novos empreendimentos na capital, ao gerar emprego e renda aos maceioenses.
Das 1.009 emissões de 2022 realizadas pela Sedet, 259 foram de alvarás de aprovação de projetos e execução de obras, superando o ano de 2021, que contabilizou 196 emissões deste tipo de documento. No mesmo período foram emitidas 216 cartas de habite-se, ultrapassando as 184 registradas no ano anterior.
O aumento do número de emissões realizadas em 2022 corresponde ao compromisso firmado pela atual gestão do prefeito de Maceió, JHC, em desburocratizar o setor público municipal, tornando a capital alagoana uma cidade mais atrativa para novos empreendimentos.
Mais empresas
Segundo a Junta Comercial de Alagoas (Juceal) 17.993 empresas foram abertas em 2022. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo CAGED) foram criados mais de 86 mil empregos formais, no acumulado do mesmo ano, superando o total de 2021, que acumulou aproximadamente 76 mil novas admissões. Os dados demonstram os avanços que são promovidos para desburocratizar e modernizar a instalação de novos empreendimentos em Maceió.
"A Sedet vem se empenhando em atuar da maneira mais ágil possível, através das medidas de desburocratização. Conseguimos grandes avanços em pouco espaço de tempo, trazendo grandes grupos para Maceió, como Mix Mateus, Assaí Atacadista, Quitandaria, dentre outras empresas, que geraram diversos empregos, contribuindo para o desenvolvimento da economia da nossa capital", pontuou a secretária-interina da Sedet Cheila Belarmino.
Para o secretário municipal do Trabalho, Maurício Filho, o crescimento no número de pessoas contratadas em Maceió é um reflexo das iniciativas que a gestão municipal tem investido para a geração de emprego na capital. "Desburocratizar a abertura de empresas foi um ponto essencial para a atração de novos empreendimentos para Maceió, porque isso atrai as empresas para se instalarem dentro da cidade e gera empregos para os maceioenses. Os números apontam que é o caminho certo que estamos trilhando", acredita.