A USP disse que nos ambientes externos, apesar de não ser obrigatório, o uso é recomendado em situações de aglomeração. A decisão é da Comissão Assessora de SaĂșde da Reitoria e foi divulgada na sexta-feira (11). A medida se baseia no aumento do nĂșmero de pessoas com sintomas gripais e diagnósticos positivos de infecção pelo coronavĂrus na comunidade acadĂȘmica.
O comunicado recomenda ainda que não sejam realizados eventos festivos, confraternizações, coffee breaks ou eventos similares em que os participantes precisam retirar a mĂĄscara para se alimentarem. A ideia é evitar situações que aumentem a possibilidade de transmissão do vĂrus.
O uso de mĂĄscara como prevenção da covid-19 havia deixado de ser obrigatório em ambientes fechados da USP em 24 de agosto. Naquele momento, o uso seguiu obrigatório no transporte coletivo e nos serviços de saĂșde que funcionam nos campi da universidade.
No estado de São Paulo, o uso de mĂĄscaras em ambientes fechados é facultativo desde março. A exigĂȘncia se manteve por um tempo no transporte pĂșblico, o que foi suspenso em setembro. As universidades pĂșblicas paulistas, no entanto, mantiveram por mais tempo o uso obrigatório em salas de aulas e ambientes fechados.
Fonte: AgĂȘncia Brasil