A Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) realizou, nesta sexta-feira (14), mais uma operação de demolição de barracas na feirinha do Tabuleiro. As ações estão sendo realizadas para dar celeridade ao projeto de instalação do novo mercado público do bairro, que passará a ser integrado ao terreno da feira livre.
Cerca de 40 espaços já foram demolidos durante as operações, entre barracas de alvenaria e bancas de madeira, além de realocação de feirantes e abertura de boxes que estavam fechados ou serviam de depósito. O objetivo é conseguir abrir a via de acesso para a construção do novo prédio e, posteriormente, ser a área de carga e descarga do equipamento público que será instalado no local.
O titular da Semtabes, Maurício Filho, ressalta que todas as operações estão sendo tratadas junto aos feirantes, com diálogo aberto.
"O novo espaço contempla todos os permissionários que comercializam no atual mercado público e ainda possui espaço para novas permissões, que serão liberadas através de chamamento público. Na área externa, vamos continuar com a feirinha livre com bancas padronizadas, com material durável, qualificado e seguro, dando mais dignidade e organização do espaço", explica.
Com a instalação do prédio na área por trás da feirinha, os feirantes que trabalham no espaço terão mais visibilidade.
Maria do Socorro da Silva, 57 anos, acredita que o fluxo de clientes irá aumentar com a unificação da feira e do mercado num mesmo terreno.
"Vai aumentar mais ainda o número de clientes. Uma melhoria para todos. Eu quero ver tudo bonitinho para mim e todos os feirantes que trabalham aqui. Espero que todos os feirantes gostem dessa nova ideia", relata a feirante.
O plano de ação executado no espaço de comercialização faz parte do projeto de requalificação dos mercados e feiras livres, em execução pela Semtabes.
"Queremos ir além do paliativo, mas trazer uma infraestrutura nova e que realmente qualifique e valorize os permissionários e toda a população de Maceió", acentua Maurício Filho.
Outras áreas da feira livre do Tabuleiro também serão reordenadas e passarão por requalificação. "Estamos trabalhando também no realocamento de alguns feirantes do terreno de construção, que chegam a quase 30 outras barracas", explica o diretor de Abastecimento da Semtabes, Aldo Avelino.