Quem passa pela orla de Jatiúca, próximo à entrada da Avenida Amélia Rosa, em Maceió, vĂȘ um novo ambiente em frente ao mar que convida a dar aquela paradinha para contemplar a paisagem. Um pequeno jardim, com gramado e coqueiros foi instalado no espaço onde antes funcionava uma barraca que foi condenada pela Defesa Civil.
A obra, projetada pela Zeladoria Municipal e executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, teve como objetivo tornar o espaço mais agradĂĄvel, bonito e diferente do que jĂĄ existe na orla.
O projeto foi pensado para devolver o aspecto mais natural ao litoral de Maceió. "É uma proposta da Prefeitura construir uma orla com menos poluição visual, para que as pessoas tenham mais contato com a natureza e com as belezas naturais da região. De forma harmoniosa e sustentĂĄvel, o Município transformou a ĂĄrea em um jardim, para que sirva de contemplação, para que as pessoas possam parar, admirar o espaço", detalha o gerente da Zeladoria, FĂĄbio Palmeira.
O projeto foi elaborado pela arquiteta da Zeladoria, Adriana CodĂĄ. Também foi um dos cuidados da obra plantar mudas de coqueiro de tamanho médio para evitar um problema que tem ocorrido com frequĂȘncia na região. As mudas menores não conseguem se desenvolver porque algumas pessoas retiram o "olho" da planta para fazer artesanato e acabam matando o coqueiro. O ato é condenado pela Prefeitura de Maceió e pelos órgãos de fiscalização ambiental, além das entidades que compõem a rede hoteleira e de bares e restaurantes da Capital.
Confira o antes e depois da intervenção paisagística: