A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) fornece, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), serviços com foco na prevenção e no tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O objetivo é assegurar toda uma rede de apoio para quem foi infectado e também promover ações para incentivar as pessoas a se prevenir contra essas ameaças.
As ISTs são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual, sem o uso de preservativos, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão pode ocorrer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. Herpes genital, HPV, HIV e sífilis são exemplos de infecções.
No campo da prevenção, a Sesau realiza o repasse aos 102 municípios de preservativos masculinos e femininos vindos do Ministério da Saúde (MS). Esses itens são enviados às Secretarias Municipais de Saúde (SMSs), que os disponibilizam em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais públicos.
A coordenadora do Programa Estadual de IST/AIDS e Hepatites Virais da Sesau, enfermeira Hillary Gabrielle, destacou que a pasta também atua com foco na qualificação do atendimento.
"Trabalhamos junto aos municípios para capacitá-los a prestar sempre a melhor assistência frente à prevenção das ISTs, com capacitações, treinamentos e visitas técnicas", disse.
Além dos preservativos internos e externos, também é enviado aos municípios gel lubrificante, medicações para profilaxia pré-exposição e pós-exposição (PEP e PrEP). Já no campo de diagnóstico e tratamento, unidades das redes municipais e estadual oferecem testes rápidos para ISTs e também aconselhamento para um melhor encaminhamento do paciente.
"Fornecemos também locais como Centros de Testagem e Aconselhamento dentro dos Serviços de Atenção Especializada, que conta com equipe multiprofissional capacitada para aconselhar os usuários que chegarem ao serviço, assim como o fornecimento de teste rápido no momento da consulta", explicou Hillary Gabrielle.
Em Maceió, é possível buscar atendimento do Serviço de Atendimento Especializado em Infecções Sexualmente Transmissíveis (SAE) no Hospital Escola Dr. Helvio Auto, no Trapiche da Barra, na Clínica da Família João Fireman, no Jacintinho, no PAM Salgadinho, no Poço, e no Hospital Universitário, no bairro Cidade Universitária.
Já no Interior, unidades com SAE disponível atendem em Arapiraca, União dos Palmares e Palmeira dos Índios. Há ainda outros Centros de Testagem e Aconselhamento em Marechal Deodoro, Maragogi, Delmiro Gouveia, Matriz de Camaragibe, Pilar, Rio Largo e São Luiz do Quitunde.
Fonte: Secom Alagoas