Gestores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) se reuniram nesta terça-feira (21) com membros do Instituto de Assistência e Desenvolvimento para Cidadania (IADC) e do Programa Nise 120 para alinhar as ações que serão desenvolvidas no decorrer do ano de 2025, quando se comemora os 120 anos de nascimento da médica psiquiatra alagoana Nise da Silveira.
As atividades vão ser executadas entre os meses de fevereiro e dezembro deste ano, e abrangem desde iniciativas de caráter científico até eventos formativos, com foco em diversas áreas. Duas grandes programações serão promovidas em parceria com a Sesau: as Oficinas do Inconsciente e os Murais do Inconsciente, com a interiorização em 10 municípios de Alagoas.
O objetivo das ações é abordar sobre quem foi Nise da Silveira e o que ela representou para a psiquiatria do Brasil e do mundo. A reunião contou com a participação de membros da Supervisão de Atenção Psicossocial da Sesau e o secretário-executivo de Gestão Interna da secretaria, Eder Correia, representou o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda.
"O Governo Paulo Dantas e o secretário Gustavo Pontes vão dar todas as condições e apoio necessário para que esse projeto seja muito bem executado. Queremos que a doutora Nise seja lembrada da forma como ela merece, por todo seu legado para o Brasil e o mundo. Mais pessoas precisam conhecer a história da doutora Nise e nós vamos apoiar esse projeto com a maior honra", disse.
O representante do IADC e coordenador-geral do Programa Nise 120, Vinícius Palmeira, explicou que o objetivo principal da iniciativa é ressaltar a importância e o legado da psiquiatra Nise da Silveira, com o reconhecimento que lhe cabe como a pessoa que revolucionou a psiquiatria e o tratamento para salvar mentes de pessoas no mundo.
"Nise da Silveira é um tesouro alagoano que muito nos orgulha e que infelizmente a gente sente que ainda podemos fazer mais para exaltar sua grandeza. Por isso, vamos promover essas ações e temos certeza que a Sesau será uma grande parceria. Na reunião de hoje fizemos vários alinhamentos e vamos seguir com a execução do projeto", pontuou Vinícius.
Vale lembrar que a médica psiquiatra alagoana Nise da Silveira é reconhecida mundialmente pela revolução que promoveu no tratamento de pessoas com doenças mentais e sua importante contribuição para a psiquiatria e a cultura brasileira.
Fonte: Secom Alagoas