Em entrevista para rádio, o Secretário de Gestão Pública, Yale Fernandes, destacou a agilidade para o monitoramento da situação. "A gente vinha acompanhando e tinha uma previsão de chuva forte, a prefeitura já vinha se antecipando, mas a chuva foi maior do que esperávamos. Desde que começou, na sexta, o prefeito Luciano Barbosa pediu o empenho de todos os secretários, criou um gabinete de situação e a gente vem desde então monitorando tudo. Ontem fizemos uma vistoria na cidade com o prefeito, envolveu todos os secretários nessa missão de diminuir os estragos que as chuvas causaram e a gente tem feito um trabalho para diminuir os impactos para a população".
A Secretaria de Infraestrutura também tem acompanhado as áreas identificadas que apresentam algum risco. "Nós temos o monitoramento das áreas que merecem a nossa atenção, uma delas é o Zelia Barbosa, pois tem umas residências que foram construídas perto de uma encosta que estão sendo monitoradas não só pela secretaria de infraestrutura, mas também pela defesa civil", explicou o secretário Roany Izidoro durante entrevista para as rádios.
O secretário relembrou ações já tomadas pela prefeitura para que alagamentos não ocorressem, como o bairro Brasiliana, que em 2022 registrou alagamentos. "Quando teve aquelas chuvas, o prefeito sabiamente determinou que a gente abrisse a linha férrea naquela região, evitando aquela barreira e a contenção das águas,tanto que desde então não tivemos mais problemas no bairro Brasiliana. Posteriormente, nós tivemos pavimentação e drenagem no bairro, mas mesmo assim continuamos o monitoramento da região".
As secretarias têm estado em alerta e de prontidão para realizar a limpeza e o escoamento das regiões que registraram alagamentos.
Fonte: Redação com assessoria