As provas do concurso público dos Correios, que vai preencher mais de 3 mil vagas de nível médio e superior em todo o país, estão previstas para o proximo domingo (15).
Os exames serão aplicados no período de tarde, em todos os estados brasileiros. Os portões abrem às 12h, no horário de Brasília (DF), e fecham às 12h45. As provas estão previstas para iniciar às 13h.
Segundo o edital, os candidatos deverão comparecer aos locais de prova com 1 hora de antecedência ao fechamento dos portões para realização das provas.
Veja abaixo mais perguntas e respostas do processo seletivo.
Obrigatoriamente, os participantes precisam levar documento físico de identidade com foto, caneta esferográfica de tinta azul ou preta e cartão de convocação para as provas.
Serão considerados documentos de identidade:
NÃO serão aceitos como documentos de identidade:
As provas terão duração total de 4 horas, incluído o tempo para leitura das instruções, coleta de digital e preenchimento do gabarito.
Os participantes são obrigados a ficar pelo menos duas horas na sala de prova, e só poderão sair após a entrega obrigatória do gabarito, devidamente preenchido e assinado, ao fiscal de sala.
Após esse período, os candidatos estão autorizados levar para casa o caderno de questões, para depois conferir com o gabarito as alternativas que assinalou.
Durante a realização das provas, NÃO será permitido ao candidato o uso de:
Os pertences pessoais dos candidatos devem ser deixados no local identificado pelos fiscais, não havendo local para guardar os pertences previamente proibidos.
Somente será permitido que os candidatos realizem lanches de rápido consumo no local de prova, devendo permanecer sempre à vista do fiscal de prova.
Também é recomendado que os candidatos NÃO LEVE celulares/aparelhos eletrônicos. Ainda de acordo com o edital, quem descumprir essas instruções será eliminado do concurso.
A prova possui versões diferentes, e o candidato deverá marcar a versão correta na sua folha de respostas, conforme indicação no caderno de questões.
O candidato também precisa conferir os dados pessoais impressos na folha de respostas, como nome, data de nascimento e número do documento de identidade.
Voltar ao início.
Os Correios divulgaram antecipadamente, no domingo (8), os locais de provas do concurso público. Os participantes podem conferir onde farão as provas na página oficial da seleção, na aba "local de provas", conforme o edital.
Os candidatos devem acompanhar constantemente o site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), a banca organizadora do concurso, em caso de atualizações de última hora dos locais de prova.
Isso porque podem acontecer mudanças de última hora, em caso de emergências e situações de força maior, que podem exigir alteração de local da aplicação.
Voltar ao início.
Para o cargo de carteiro, de nível médio, a prova terá duração de 4 horas para que sejam respondidas 50 questões de múltipla escolha, valendo no máximo 60 pontos.
Cada questão conterá quatro alternativas, e apenas uma correta. Serão perguntas de língua portuguesa, matemática, noções de informática, conhecimentos gerais e código de conduta ética e integridade dos Correios.
O candidato precisa fazer no mínimo 30 pontos para não ser eliminado, mas existe também um número de acertos mínimos por disciplina.
A prova objetiva vai funcionar da seguinte forma:
Já a avaliação para o cargo de analista, de nível superior, terá 50 questões de múltipla escolha, – valendo no máximo 60 pontos – além de uma redação de 20 a 30 linhas. Cada questão conterá quatro alternativas, e apenas uma correta.
O exame também terá duração de quatro horas e vai cobrar questões de língua portuguesa, matemática, noções de informática, código de conduta ética e integridade e conhecimentos específicos da especialidade concorrida.
O candidato precisa fazer no mínimo 30 pontos para não ser eliminado, mas há também um número de acertos mínimos por disciplina.
A prova objetiva vai funcionar da seguinte forma:
Voltar ao início.
Os interessados em participar do concurso dos Correios tinham até o fim de outubro para se inscrever.
Depois, todos os participantes passaram por um processo de verificação de cadastro, após confirmação do pagamento, e análise dos critérios para concorrer às vagas reservadas para negros, indígenas e pessoas com deficiência.
Pelo menos 1,6 milhão de pessoas se inscreveram no concurso, informou a estatal no início de novembro, superando o total de inscritos na última seleção em âmbito nacional dos Correios, em 2011.
Na época, 1,1 milhão de candidatos se cadastraram para concorrer a mais de 9 mil oportunidades. Agora, são 3.511 vagas imediatas: 3.099 de nível médio, para o cargo de carteiro, e 412 de nível superior, em várias áreas. (leia mais abaixo)
Atualmente, o concurso recordista em número de inscritos no país é o Concurso Nacional Unificado (CNU), que ocorreu pela primeira vez em agosto deste ano, para preencher 6,6 mil vagas. Foram 2,1 milhões de inscrições, mas apenas 970 mil candidatos compareceram às provas.
Fonte: G1