A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) firmou mais uma vez parceria com a Casa de Ranquines, instituição não governamental que atua no acolhimento de pessoas em situação de rua, para manter e ampliar o atendimento realizado em Maceió. Serão destinados à instituição R$ 600 mil pela execução dos serviços pelo período de seis meses.
Atualmente, a Casa de Ranquines já atende quase 400 pessoas de forma permanente pelo período de até seis meses, quando elas recebem além do acolhimento, alimentação, serviços de saúde, educação e encaminhamento ao mercado de trabalho, e outras 500 pessoas com distribuição de refeições e outros cuidados.
Com o termo de colaboração assinado nesta segunda-feira (1º) pelo secretário de Assistência Social, Claydson Moura, e pelo administrador da instituição, Frei João Maria, a parceria se renova e o total de vagas é ampliado em mais 100.
De acordo com o secretário, a Assistência Social quer garantir que os recursos públicos municipais sejam investidos em instituições sérias e que prestem o serviço necessário aos moradores de Maceió para que eles recebam os cuidados necessários.
"O Frei João possui um trabalho extraordinário na Casa de Ranquines, que é um ambiente sempre muito limpo, muito cuidadoso. As pessoas que estão lá são tratadas com humanidade, como têm que ser, por isso vamos investir recursos lá. Toda instituição que tiver a seriedade que a Casa de Ranquines tem, nós vamos nos aproximar, para ficar cada vez mais perto da comunidade", declarou.
De acordo com Frei João, muitas das pessoas que são atendidas nos imóveis da instituição, no Jaraguá e no Centro, estavam em situação de rua, mas há ainda aqueles que saíram do sistema prisional e não encontraram oportunidades de trabalho e pessoas que perderam tudo após ficarem desempregadas.
"Lá prestamos acolhimento integral e as pessoas ficam lá por até seis meses, enquanto viabilizamos aluguel social, emprego para que elas possam tocar a vida e seguir em frente. É muito importante que mais uma vez firmamos essa parceria com a Secretaria de Assistência Social", afirmou.
A diretora de Proteção Social Especial da Semas, Tatiana Boia, comemorou a assinatura do termo de fomento por mais um ano.
"O Município sempre teve parceria com a Casa de Ranquines, inclusive na pandemia, quando ela foi incluída na modalidade acolhimento, e estamos reforçando, fortalecendo e ampliando esse serviço porque entendemos que a conjuntura atual faz com que as pessoas se tornem mais vulneráveis. A Semas trabalha para reduzir as problemáticas sociais e fazer com que as pessoas consigam retomar suas vidas com toda qualidade e competência que a Secretaria pode ofertar na forma de serviços", disse.