Maceió tem saldo positivo de quase 5 mil empregos com carteira assinada no primeiro semestre de 2024, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O desempenho da capital na criação de postos de trabalho formais é o reflexo de ações da Prefeitura na geração de emprego e renda.
Entre janeiro e junho, foram 50.416 admissões e 45.425 demissões, gerando um acumulado de 4.991 empregos. O mês de abril apresentou o maior saldo do período, com 8.868 admitidos e 7.442 demitidos (+1.426 postos de trabalho).
Os setores que mais contribuíram para o saldo positivo do mercado de trabalho em Maceió no primeiro semestre foram o de serviços, com um saldo de 3.289, construção, com 1.013 postos de trabalho, e indústria, com 400. A agropecuária teve um saldo positivo de 217 vagas registradas, enquanto o comércio registrou 156 vagas.
Maceió fechou os últimos três anos com saldo positivo de postos formalizados. Em 2023, foram 12.362 empregos de estoque; em 2022, registro de 11.177 de saldo; e, em 2021, foram 15.357.
O desempenho da capital vai na contramão do estado. Alagoas fechou o primeiro semestre de 2024 com um número maior de desligamentos. Foram 89.533 admissões e 97.585 demissões, com saldo negativo de 8.052 empregos.
A atuação mais efetiva do Sine Maceió também contribui para o resultado positivo, acompanhando os dados do Caged e analisando o comportamento do mercado de trabalho. A coordenadora do órgão municipal, Valdenice Cavalcante, reforça que, desde o início da atual gestão, em 2021, a capital tem registrado saldo positivo na geração de empregos.
"Um dos pilares dessa estratégia é a criação dos programas "Emprega Maceió" e "Emprego na Mão". Essas iniciativas têm sido fundamentais para conectar trabalhadores com oportunidades de emprego, oferecendo capacitação e facilitando o acesso às vagas disponíveis no mercado. O fortalecimento do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Maceió também é um componente crucial desse sucesso, ampliando o suporte aos trabalhadores e empregadores da região", avalia.
Além disso, segundo ela, a administração municipal tem se destacado por seus esforços em desburocratizar o ambiente empresarial. "As medidas para facilitar a abertura de empresas em Maceió têm atraído novos negócios para a cidade, impulsionando o crescimento econômico e gerando mais empregos. Esse ambiente favorável aos empreendedores melhora muito o clima econômico e também garante um aumento consistente no índice de contratações", destaca.
Fonte: Redação com assessoria