Responsável por muitas histórias de vidas salvas, o Serviço de Hemodinâmica do Hospital do Coração Alagoano, em Maceió, completou seu primeiro ano de funcionamento, totalizando 1.995 procedimentos realizados. Entre os procedimentos realizados, estão cateterismos cardíacos, angioplastias, implantes de válvulas aórtica transcateter (TAVI), implantes de marcapassos, estudos eletrofisiológicos, tratamentos endovasculares com endopróteses e embolizações de aneurismas cerebrais.
O Serviço de Hemodinâmica do Hospital do Coração Alagoano possui um parque tecnológico moderno e realiza procedimentos em cardiologia intervencionista, cirurgia endovascular e neurorradiologia intervencionista. Por meio dele, a unidade hospitalar, especializada em tratamento cardiológico, realiza procedimentos diagnósticos e terapêuticos minimamente invasivos nos pacientes com doenças cardiovasculares.
"Estamos vivendo um marco de superação, dedicação e cuidado com cada batida do coração dos nossos pacientes. Celebrando um ano de esperança, cura e confiança no futuro da cardiologia em Alagoas," ressaltouo o diretor do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Veríssimo.
O gestor pontuou que o primeiro ano do Serviço de Hemodinâmica na unidade hospitalar foi marcado por avanços significativos na área cardiológica, proporcionando diagnósticos precisos e tratamentos inovadores. Com isso, foi gerado um impacto positivo na vida dos pacientes, reafirmando o compromisso do Governo do Estado com a excelência e a saúde cardiovascular da população alagoana.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou que o Serviço de Hemodinâmica do Hospital do Coração Alagoano foi implantado para qualificar a assistência aos pacientes assistidos pela unidade hospitalar.
"Para isso, investimentos recursos próprios, da ordem de R$ 3,2 milhões, assegurando que o equipamento de saúde passasse a ser habilitado para realizar diagnóstico e tratamento ágil de quadros de infarto, diagnóstico e tratamento de angina, que são dores no peito; obstruções nas artérias do coração; aneurismas; malformações congênitas; arritmias graves e disfunções valvares", frisou o gestor da saúde estadual.
Beneficiado
O projetista da área tributária Jairo Domingos dos Santos, de 64 anos, teve um infarto em casa, no município onde reside, em Passo de Camaragibe. Ele contou que se despediu logo da esposa quando percebeu que precisaria dos serviços da Rede de Saúde Pública.
"Eu fiquei impressionado positivamente quando cheguei às unidades hospitalares, primeiro no HRN [Hospital Regional do Norte], onde fui atendido na emergência e, depois, aqui no Hospital do Coração, onde fiz os procedimentos de cateterismo e angioplastia. Que tecnologia de ponta e que profissionais capacitados, todos por dentro do meu caso, uma humanização de primeira. O governo estadual está de parabéns por proporcionar isto a população", disse Jairo Domingos dos Santos.
A serviço da população
Para Helder Marx, hemodinamicista e cardiologista Intervencionista, o Serviço de Hemodinâmica é essencial para a avaliação detalhada da anatomia e funcionamento do sistema cardiovascular desses pacientes, possibilitando intervenções como cateterismos, angioplastias, implante de stents, entre outros.
"Com a presença do serviço, os pacientes cardiológicos podem receber um diagnóstico preciso e rápido, além de ter acesso a tratamentos mais eficazes e menos invasivos", detalhou o especialista.
Segundo ele, os procedimentos do Serviço de Hemodinâmica contribuem também para uma recuperação mais rápida, redução de complicações e melhoria na qualidade de vida dos pacientes. "É imprescindível oferecer um atendimento completo e de alta qualidade aos indivíduos com problemas cardiovasculares", completou.
Fonte: Ascom Sesau