O Ibermúsicas - Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas, representado no Brasil pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), lançou 13 concursos e convocatórias para 2024. As inscrições estão abertas de 15 de junho a 1º de outubro deste ano, com exceção da convocatória Ibermúsicas-Mid Atlantic Arts, cujo período de inscrição termina em 15 de setembro.
Os editais são direcionados a músicos, grupos musicais, pesquisadores, técnicos e demais agentes do setor musical. Por meio deles, o Programa concederá apoio financeiro a projetos com diferentes finalidades, como circulação de profissionais no exterior, deslocamento de profissionais estrangeiros para a realização de trabalhos musicais no Brasil, realização de estudos de aperfeiçoamento em qualquer país do mundo, residências artísticas e de pesquisa no exterior, realização de projetos virtuais, difusão do repertório ibero-americano e realização de turnês nos EUA.
Uma novidade é a chamada pública "Viagens pela Música de Língua Portuguesa", voltada para proponentes de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique e São Tomé e Príncipe. O objetivo é aproximar artistas, pesquisadores e agentes do setor musical desses países do Brasil, de Portugal e da região ibero-americana em geral. A iniciativa resulta de uma parceria entre a Funarte, a DGARTES (Portugal), a CPLP e o Ibermúsicas.
A secretária de estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, comentou a importância dessa iniciativa. "Os editais do Ibermúsicas representam uma oportunidade para os nossos músicos e pesquisadores de expandirem suas fronteiras, trocarem experiências e divulgarem a riqueza da música ibero-americana. Esse intercâmbio cultural é essencial para o fortalecimento das nossas identidades e para o crescimento do setor musical como um todo", destacou.
Confira a relação completa de convocatórias e concursos abaixo:
Sobre o Ibermúsicas
O Ibermúsicas é um programa de cooperação internacional multilateral dedicado exclusivamente às artes musicais, que promove a presença e o conhecimento da diversidade musical ibero-americana, estimula a formação de novos públicos na região e busca expandir o mercado de trabalho para os profissionais do setor.
O Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas Ibermúsicas foi aprovado na XXI Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Assunção, Paraguai, em novembro de 2011, e está enquadrado no Espaço Cultural Ibero-Americano da Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB).
Atualmente, o fundo Ibermúsicas recebe recursos de 15 países, entre os quais o Brasil, por meio da Fundação Nacional de Artes – Funarte / Ministério da Cultura (MinC). Ao contribuir para o fundo, a Funarte possibilita a participação dos agentes musicais brasileiros nos editais públicos do Programa, lançados anualmente.
Mais informações sobre os editais no site do Ibermúsicas e na página de editais da Funarte.
Fonte: Secom Alagoas