Entrevistadoras sociais do Cadastro Único (CadÚnico) Maceió irão integrar a força-tarefa do Governo Federal para apoiar as ações do CadÚnico no Rio Grande do Sul. As técnicas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social(Semdes) embarcaram nesta segunda-feira(3) para um treinamento em Brasília e de lĂĄ seguirão para cidade de Novo Hamburgo, na região metropolitana de Porto Alegre.
Essa força-tarefa estĂĄ sendo organizada pela Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento e AssistĂȘncia Social, Família e Combate à Fome (SAGUCAD/MDS) para apoiar os municípios afetados, que estão em situação de calamidade e emergĂȘncia pública no Rio Grande do Sul.
Segundo dados do MDS, com a enchente, a ĂĄrea de AssistĂȘncia Social também foi bastante afetada - os equipamentos socioassistenciais, materiais permanentes, a infraestrutura, mas principalmente os profissionais, que estão enfrentando um elevado nível de cansaço e fadiga. E o esforço contínuo para atender a uma demanda crescente, combinado com as condições adversas, tem resultado no adoecimento de muitos trabalhadores.
As equipes do CadÚnico de vĂĄrios estados irão dar apoio a esses profissionais e garantir também a proteção social às famílias em maior vulnerabilidade social no Rio Grande do Sul.
De acordo com o secretĂĄrio de Desenvolvimento Social, Fernando Davino, foram escolhidos os mais experientes profissionais do Cadastro Único Maceió para compor a força-tarefa. "Foram convocados cinco, mas temos mais técnicos qualificados para atuar nesse tipo de situação emergencial. Nossas profissionais irão com um espírito acolhedor para apoiar os trabalhadores do SUAS e as famílias, que estão precisando da AssistĂȘncia Social nesse período de muitas perdas para eles", destacou.
As entrevistadoras sociais Claudia Rejane Ferreira, Liliane Araújo, Sanderleia dos Santos, Iraneide Crisanto e Sandra Regina Alves permanecerão 30 dias no Rio Grande do Sul apoiando a força-tarefa.
Para Claudia Rejane esse é um momento muito especial. "Queria de alguma forma poder ajudar as famílias do Rio Grande do Sul. Estou muito feliz em poder contribuir com meu trabalho para apoiar essas pessoas que estão sofrendo tanto e perderam tudo", disse a entrevistadora.
A entrevistadora Liliane Araújo trabalha na AssistĂȘncia Social hĂĄ 23 anos e vai levar sua experiĂȘncia para lĂĄ. "Estamos indo para um estado que estĂĄ precisando de apoio emocional e material. Além do nosso trabalho, levaremos acolhimento e carinho para essas famílias que perderam parentes, amigos e os bens materiais. O nosso trabalho serĂĄ para que eles possam recomeçar a vida", falou.
A diretora de Proteção Social BĂĄsica da Semdes, Filomena Menezes, falou da importância do trabalho da equipe do Cadastro Único. "Participarmos dessa força-tarefa é um reconhecimento do trabalho sério que desenvolvemos aqui em Maceió com o CadÚnico. Estaremos apoiando uma missão super importante, representando Alagoas. Somente alguns estados do nordeste irão e nossas meninas estarão levando a sua experiĂȘncia, como também aprenderão muito lĂĄ, apoiando os trabalhadores da AssistĂȘncia Social. Maceió estĂĄ levando a sua contribuição para as famílias do Rio Grande do Sul nesse momento tão difícil", pontuou.
Fonte: Secom Maceió