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Olimpíada de História

Olimpíada de História faz exposição sobre 200 anos da independência


A independĂȘncia exposta é o nome da exposição virtual sobre o BicentenĂĄrio da IndependĂȘncia do Brasil, fruto da OlimpĂ­ada Nacional em História do Brasil (ONHB) de 2021. Colocada no ar essa semana, a exposição reĂșne o trabalho de 5,5 mil estudantes de escolas pĂșblicas e privadas de todo o paĂ­s e traz as reflexões que os jovens fizeram sobre o 7 de setembro de 1822.

A elaboração da exposição foi a tarefa da quinta etapa da ONHB de 2021, que teve a participação de 1,8 mil equipes. O objetivo do trabalho foi entender o contexto e as diferentes interpretações sobre a IndependĂȘncia do Brasil, com uma abordagem ampla da data, além de pesquisar informações sobre os antecedentes do evento, questões regionais e a relação com os dias atuais.

Cada equipe montou uma exposição composta por quatro paredes virtuais. Na primeira, o tema abordado foi "O processo de independĂȘncia do Brasil: contexto e antecedentes". Nas paredes seguintes os estudantes tinham que aprofundar a reflexão a partir do tema "O processo de independĂȘncia não é um processo Ășnico" e falar sobre os contextos locais e regionais da independĂȘncia. Na Ășltima parte, as equipes alinharam a independĂȘncia com temas que alcançam os dias atuais.

A coordenadora da ONHB, professora Cristina Meneguello, explica que a escolha do BicentenĂĄrio ocorreu para que os estudantes refletissem sobre as datas comemorativas e a narrativa de identidade de uma nação com o contexto das diferentes interpretações e usos polĂ­ticos do passado, gerando produção de conhecimento além da mera reprodução de dados históricos.

"Buscamos reafirmar que a escola é, de fato, local de produção do saber e não de sua mera reprodução. Além disso, queremos inspirar as escolas para que elas façam experimentos semelhantes, seja para a comemoração do BicentenĂĄrio da IndependĂȘncia ou outros temas".

Para ela, a exposição proporciona que o conhecimento gerado no ensino bĂĄsico seja levado a pĂșblicos mais amplos. "Nesse exercĂ­cio, as equipes produziram textos, atentas à clareza da escrita e da argumentação, escolheram imagens cuja procedĂȘncia tinha que ser indicada e até mesmo produziram descrições para pessoas com deficiĂȘncia visual". Entre os temas abordados pelos estudantes estão "A independĂȘncia assinada com sangue", "7 de setembro: independĂȘncia ou mito?", "Antes do Grito do Ipiranga", "Nem todos foram convidados para a festa" e "Quem ficou por trĂĄs da história". Ao todo, são 1821 exposições.

O trabalho das equipes foi subsidiado por dez videoaulas, de cerca de 20 minutos cada, ministradas por professores especialistas de diversas universidades do paĂ­s sobre o BicentenĂĄrio da IndependĂȘncia. Os vĂ­deos estão disponĂ­veis no canal do Youtube da ONHB.

Em 2020, a tarefa da 11ÂȘ ONHB foi publicada no dicionĂĄrio biogrĂĄfico ExcluĂ­dos da História.

A ONHB é um projeto da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) criado em 2009, jĂĄ de forma online, que busca potencializar a aprendizagem em ambientes digitais e as interações entre alunos e professores a partir de atividades de leitura, escrita, debate e reflexão, estimulando novas formas de aprendizagem de história e a atuação na construção do conhecimento. Este ano, a 14ÂȘ edição teve 73 mil estudantes inscritos.

AgĂȘncia Brasil

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