A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), visando a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores da saúde, vem contribuindo, junto ao Ministério da Saúde (MS), para o desenvolvimento de ações e programas que promovam a valorização desses profissionais. Entre as contribuições, está a realização da etapa estadual para o desenvolvimento do Programa Nacional de Atenção Integral à Saúde e Segurança do Trabalhador e da Trabalhadora do Sistema Único de Saúde (Pnaist/SUS).
A etapa de Alagoas foi iniciada na segunda-feira (25) e concluída nesta quarta-feira (27), em Maceió, contando com reuniões e oficinas, abordando temáticas como a promoção da saúde e prevenção de riscos e agravos relacionados ao trabalho no SUS; programa de gestão de riscos de ambientes e processos de trabalho dos servidores do SUS; e a assistência à saúde dos trabalhadores do SUS. Na segunda-feira (25), a equipe técnica do MS se reuniu com os gestores da Sesau, fortalecendo a parceria do Governo do Estado, por meio da Sesau, com o órgão federal.
Realizado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do MS, por meio do Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho em Saúde (DEGERTS), o momento foi articulado pela Superintendência de Valorização de Pessoas (SUPVP) da Sesau, possibilitando a participação ativa da rede estadual e demais entes que atuam na defesa e atendimento às principais reivindicações os trabalhadores da saúde, seja no âmbito estadual ou municipal.
"A proposta de elaboração do Programa Nacional vem para que os ambientes e processos de trabalho no SUS promovam a saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores, Com a prevenção de doenças e agravos relacionados ao trabalho na saúde, a humanização das relações, para que as condições e processos de trabalho, eles refletem o cuidado de quem cuida. Estamos fazendo oficinas em todo o país para que a gente possa elencar prioridades dos territórios para o texto base do programa", explica a coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalhador da Saúde do Ministério da Saúde, Flávia Ferreira de Souza.
Alagoas possui, dentro da estrutura da Sesau, a Gerência do Núcleo de Atenção à Segurança e a Saúde do Trabalhador (GNASST), cumprindo um dos requisitos do programa, que orienta aos estados a criação do setor gerencial na área de saúde e segurança dos trabalhadores. Com isso, Alagoas já vem implementando ações por meio dos setores de Gestão da Segurança do Trabalhador, Gestão de Saúde Ocupacional, Assistência em Saúde do Trabalhador e Gestão de Segurança e Saúde do Trabalhador, que estão ligados à SUPVP.
Para a superintendente de Valorização de Pessoas, Andréa Loureiro, o compromisso do Governo de Alagoas, por meio da Sesau, demonstra a missão em valorizar e fortalecer as ações para os trabalhadores do SUS. "O programa vai permitir mapear as necessidades locais de cada unidade, para que possamos desenvolver ações efetivas para a melhoria da qualidade de vida dos nossos trabalhadores, com humanização, atenção à saúde e a segurança", afirma a superintendente.
As ações de desenvolvimento do programa, assim como as oficinas, estão sendo realizadas em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e, em Alagoas, conta com a participação de representantes dos Sindicatos, Associações, Conselhos municipais e estaduais, da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Alagoas, equipe técnica da Sesau e da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag).
Fonte: Secom Alagoas