"No Ritmo do Coração", de Siân Heder, fez jus ao favoritismo e venceu na categoria de melhor filme no Oscar 2022. A obra também levou a estatueta de Melhor Roteiro Adaptado. Mas, o grande vencedor da noite foi Duna, que venceu em seis categorias.
A 94º edição do Oscar aconteceu neste domingo, 27, em Los Angeles, Estados Unidos. Durante a premiação, houve uma homenagem a Ucrânia, que a um mês sofre com a invasão das tropas russas.
Os participantes fizeram um minuto de silêncio e uma mensagem foi exibida no telão, onde continha um hashtag para quem quiser apoiar a causa. As telas exibiram mensagens pedindo o envio de ajuda e listando as necessidades básicas dos ucranianos, como comida, cuidados médicos e cobertores. "Pedimos a vocês que ajudem a Ucrânia da forma que puderem", dizia uma delas."
Outro momento que marcou o evento e gerou um clima de tensão, foi quando Will Smith, agrediu, ao vivo, o comediante Chris Rock. O ator impulsivamente bateu em Rock para defender sua esposa, Jada Smith, que há tempos sofre com piadas de mau gosto feita pelo comediante.
Smith, que venceu como melhor ator pela primeira vez, fez um discurso emocionante ao receber o prêmio e pediu desculpa pelo seu comportamento. "Virei o pai louco, igual o Richard Williams. O amor nos faz fazer coisas loucas", disse.
Jessica Chastain, do filme "Os Olhos de Tammy Faye", foi eleita a melhor atriz. A cantora Billie Eilish, que venceu como Melhor Canção Original, se tornou a artista mais jovem a vencer na categoria.
Melhor Filme – No Ritmo do Coração
Melhor Ator – Will Smith
Melhor Atriz – Jessica Chastain
Melhor Canção Original – No Time To Die
Melhor Filme de Animação – Encanto
Melhor Curta-Metragem em Live Action – The Long Goodbye
Melhor Filme Estrangeiro – Doraibu mai Kã
Melhor Roteiro Original – Belfast
Melhor Ator Coadjuvante – Troy Kotsur
Melhor Diretor – Jane Campion
Melhor Atriz Coadjuvante – Ariana Debose, de Amor Sublime Amor
Melhor Documentário de Longa-Metragem – Summer of Soul
Melhor Roteiro Adaptado – No Ritmo do Coração
Melhor Maquiagem e Penteados – Os Olhos de Tammy Faye
Melhores Efeitos Visuais – Duna
Melhor Trilha Sonora Original – Duna
Melhor Curta-Metragem de Animação – The Windshield Wiper
Melhor Documentário de curta-Metragem – The Queen of Basketball
Melhor Fotografia – Duna
Melhor Figurino – Cruella
Melhor Montagem – Duna
Melhor Direção de Arte – Duna
Academy Award for Best Sound – Duna
Fonte: JP