Serviço especializado e pioneiro em doenças reumatológicas é implantado no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió. O Serviço de Reumatologia do HMA irá beneficiar os mais de 90% dos alagoanos que dependem, exclusivamente, do SUS.
Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde - Sesau, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) acometidos por doenças como fibromialgia, lúpus, artrite reumatóide e osteoporose contaram ainda com atendimento ambulatorial, com equipe multidisciplinar exclusiva, também terão acesso a leitos para internação e tratamento integral.
De acordo com as informações, o Hospital Metropolitano de Alagoas é o único da Rede SUS em Alagoas que dispõe de leitos de retaguarda para atender pacientes com doenças reumatológicas. Somente no Ambulatório de Reumatologia, existe a expectativa de que sejam atendidos em torno de dois mil pacientes por ano.
O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, em suas redes sociais, comemorou mais um serviço implantado na Rede Hospitalar Estadual e o classificou como "inovador".
"Os alagoanos e alagoanas que sofrem de doenças reumatológicas, como a fibromialgia, lúpus, artrite reumatóide e osteoporose, passam a contar com um serviço exclusivo de ambulatório e internação no Hospital Metropolitano. Assim, preenchemos mais um vazio assistencial da Rede Pública de Saúde! Parabéns aos nossos profissionais!!!! Orgulho é a palavra de ordem para esse novo SUS de Alagoas", enfatizou Ayres, em postagem realizada na sua conta do Instagram.
COMO FUNCIONARÁ
Para ter acesso aos novos serviços, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), gestora do Hospital Metropolitano de Alagoas, irá agendar as consultas ambulatoriais através do Sistema de Regulação (SisReg). Quanto às internações, serão efetuadas por meio da Central Estadual de Regulação de Leitos.
De acordo com o médico reumatologista Thiago Fragoso, coordenador do Serviço de Reumatologia do HMA, o novo serviço vai assegurar aos alagoanos assistência ambulatorial, enfermaria e um centro de terapia assistida. "Com isso, a população alagoana terá um grande ganho quando necessitar de assistência médica e multidisciplinar nas áreas de reumatologia e de doenças autoimunes", salientou.
*Com Ascom SESAU