Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Maceió

JHC "encena" reunião sobre FAM sem movimento das vítimas: "nem sequer fomos avisados"


Reprodução

O prefeito João Henrique Caldas, o JHC (PL), segundo informações da Secretaria de Comunicação de Maceió, se reuniu nessa terça-feira (27) com representantes dos bairros afetados pelo afundamento do solo para definir ações e estratégias que vão basear o Fundo de Amparo ao Morador (FAM).

Até o momento, o fundo criado há exatos seis meses, em 27 de julho de 2023, não recebeu um só centavo do acordo de R$ 1,7 bilhão feito pelo prefeito com a Braskem. Os recursos foram utilizados para comprar um hospital, contratar institutos sem licitação e até para pagar aluguel, menos para o FAM.

Na reunião, JHC falou "sobre a importância de conversar com a população e manter os moradores próximos da gestão municipal para definir ações efetivas". O problema é que o prefeito "esqueceu" de convidar para o encontro o Movimento Unificado das Vítimas da Braskem (MUVB). O movimento só soube da reunião pela imprensa, depois que ela foi realizada, o que pode caracterizar uma "encenação" da prefeitura em relação à real representação das vítimas da Braskem.

Maurício Sarmento, um dos representantes do MUVB, expressou sua decepção em relação à ausência de convite para a reunião. Em entrevista, ele destacou que o movimento não apenas esteve ausente do evento, mas também não foi previamente informado sobre sua realização. "Não participamos dessa reunião e nem sequer fomos avisados. Está claro que houve uma segregação por parte da Prefeitura de Maceió para com as vítimas. Algumas lideranças estão sendo chamadas para participar de reuniões, mas o Movimento sequer foi avisado que haveria a reunião", afirmou Sarmento.

Apesar da ausência do MUVB, o prefeito JHC deu a entender que todos os representantes de moradores estavam presentes na reunião, o que não é verdade. "Quero destacar de forma muito especial a participação efetiva das entidades aqui, porque é importante e frisei para todos eles que o sucesso deste programa está nos representantes dos moradores e nos próprios moradores", disse o prefeito.

Enquanto isso, a Prefeitura de Maceió divulgou informações sobre as discussões travadas na reunião, destacando medidas como a isenção de impostos municipais e a inscrição para habitação dos moradores atingidos pelo afundamento.

Redação com assessoria

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!