O Espaço Flexal ultrapassou neste mês de fevereiro os 10 mil atendimentos, e comemora com a ampliação dos serviços prestados pela Prefeitura de Maceió à população. O local foi criado para atender as demandas dos moradores que ficaram isolados após o afundamento dos bairros vizinhos provocado pela mineração.
Na área de assistência social, um dos serviços mais procurados é o Cadastro Único, realizado de segunda a sexta, das 9h às 16h. O Sine, também presente no espaço, realiza o cadastro de trabalhadores no banco de currículos. E a Secretaria da Juventude promove cursos profissionalizantes que têm atraído muitos jovens ao local.
Entre os cursos já ofertados estão os de mecânico, eletricista, pedreiro e encanador. O jovem Everton Leandro, de 19 anos, participou das aulas com o objetivo de conquistar a tão sonhada vaga no mercado de trabalho.
"Já fiz de mecânico de motocicleta e de eletricista, para ampliar a área de atuação. O espaço está dando oportunidade para muita gente. Depois da saída da outra parte do bairro, acabou isolando a gente aqui. Todo mundo estava precisando disso", afirma.
Na área da saúde, a Prefeitura montou um espaço para oferecer clínica médica às segundas-feiras e estuda ampliar o atendimento. Diariamente também são ofertados os serviços de enfermagem, nutrição, psicologia, vacinação, testes rápidos, farmácia e fisioterapia.
Joselma Evaristo Valério, moradora do Flexal, é uma das beneficiadas pelo tratamento. Há cerca de quatro anos ela sofre com dores no corpo devido aos problemas de saúde que enfrenta e diz que as dificuldades para ir e voltar de ônibus até o local da fisioterapia, em outro bairro de Maceió, a fizeram desistir de se tratar.
Com o Espaço Flexal, ela retomou o tratamento. "Fiquei muito alegre de ter esses serviços aqui, porque eu sabia que ia voltar a ter uma condição de vida melhor. Quando eu faço fisioterapia, eu tenho uma noite mais tranquila. O atendimento e o acolhimento aqui são maravilhosos", elogia.
A assistente social Angelita Cavalcante ressalta que a população tinha uma demanda reprimida pelos serviços da Prefeitura, especialmente porque o bairro tem muitas famílias em situação de vulnerabilidade social, mas a realidade hoje é diferente. "Uma das líderes daqui da comunidade até veio agradecer o apoio do prefeito JHC e a toda a gestão, por ter trazido essa equipe de saúde para somar no Espaço Flexal. Todo mundo está feliz com o serviço, as pessoas saem daqui agradecidas", diz.
Fonte: Secom Maceió