O Loteamento Casa Forte, no bairro Antares, foi o local escolhido para mais uma edição do Projeto Arborizar é Massa, executado pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), para levar o plantio de árvores nativas e frutíferas para regiões pouco arborizadas na capital. Nesta quinta-feira (8), foram plantadas 50 árvores em um espaço público da região.
A atividade contou com a participação de moradores da localidade, que tomaram café da manhã, participaram do plantio e adquiriram uma muda de exemplar frutífero para plantar em suas residências.
Um desses moradores foi o pequeno Bernardo, 5 anos, responsável por plantar a primeira árvore da ação ao lado do diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo. "Muito legal plantar uma árvore. Quando ela crescer eu venho buscar frutas nela", disse o menino.
Moacir completou: "É uma ação especial, onde queremos justamente isso, a colaboração das pessoas para plantar e cultivar o que estamos plantando, mantendo a área sempre arborizada. Com a ajuda do meu amigo Bernardo já plantamos a primeira de tantas que virão e agora ele sabe da importância de preservar", contou.
Outra moradora que participou ativamente da ação e foi para casa com duas mudas doadas é a Maria Lourdes, residente há 22 anos do Loteamento Casa Forte, local da atividade. "Pude presenciar de perto essa ação e me apaixonei. Eu e minha filha temos árvores em casa e agora estou levando mais duas, que irei plantar e cuidar no meu jardim", revelou.
Além do plantio de árvores frutíferas, como acerola, laranja, limão e pitanga, transformando o espaço em um pomar urbano, a Alurb também plantou árvores nativas de grande porte como Craibeira e Aroeira, que fazem muita sombra ao crescer e aliviam o calor da região.
"É um grande espaço público onde tinham poucas espécies plantadas, ampliando o calor da área. Então, com esse pomar urbano que criamos, somado às nativas que foram plantadas, teremos em um futuro próximo, muita sombra e frutas, verduras para a população usufruir", contou a diretora de arborização urbana, Karine Gabriela.
Finalizando a atividade, as equipes da Alurb ajudaram em um transplante de uma palmeira, que estava instalada em um local impróprio e foi realocada para um lugar que garantirá seu desenvolvimento pleno.
"Em nosso mapeamento do dia a dia, constatamos essa Palmeira em um local incapaz de fornecer o que ela precisa para viver, então decidimos fazer transplante para essa área, ótima para que a palmeira cresça da forma que merece", completou a diretora.
Outra ação para quem visitou o estande da Alurb foi a educação ambiental. A população recebeu orientações sustentáveis a respeito do descarte de lixo incorreto, sobre a preservação dos espécimes plantados e um jogo de roleta com perguntas e respostas sobre o tema.
Hidrogel
Em todas as mudas plantadas no local da ação, a Alurb utilizou a aplicação de Hidrogel. Esse material, inofensivo à natureza, é responsável por manter a planta sempre hidratada, pois retém a água que foi fornecida a ela durante a irrigação.
Fonte: Secom Maceió