Com as fortes chuvas que atingiram Maceió, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) trabalhou intensamente para amenizar os perigos e os transtornos causados pelos fortes ventos e a grande quantidade de chuva, executando a limpeza de diversos canais da cidade, evitando que toneladas de lixo fossem levadas para as praias, além de podar e suprimir árvores em áreas de risco.
Logo no início do ano, preparando-se para enfrentar o período chuvoso, o serviço de limpeza de canais foi intensificado. Trabalhando em mais de 24 córregos espalhados pela cidade e com a ajuda de máquinas, os agentes de limpeza retiraram, no decorrer do ano, cerca de oito mil toneladas de resíduos, entre barro e materiais provenientes do descarte irregular desses locais, como recicláveis e inservíveis.
A Alurb também aumentou as ações de poda de árvores. Nesse período, as equipes tinham o foco na prevenção de acidentes. Sendo assim, além das podas, eram realizadas supressões em áreas de risco da capital, como grotas e barreiras e o atendimento emergencial nos casos de queda. Ao todo, desde janeiro, foram mais de 12 mil intervenções realizadas em exemplares nas vias e áreas que causavam riscos às comunidades.
Orla marítima
Mesmo realizando a limpeza nos canais e córregos da cidade, a Alurb ainda registrou grande quantidade de lixo descartado de forma irregular que foi carregado pelas águas pluviais até a orla marítima da capital. Trabalhando intensamente durante este ano, de domingo a domingo, 24 horas por dia, para manter nossas praias limpas a organizadas para turistas e nativos que as visitam, a autarquia recolheu mais de 10 mil toneladas de resíduos na faixa de areia de toda a extensão da orla.
Parques Sustentáveis
Além da limpeza, a orla também ganhou, em parceria com o setor privado, um Parque Sustentável, entregue pela Alurb, localizado na Pajuçara, garantindo a diversão da criançada que frequenta a orla com seus familiares e embelezando ainda mais um dos principais pontos turísticos de Maceió.
Ana Sofia, proprietária do Grupo de Hotéis Pajuçara, destacou a adoção do parque e os benefícios da parceria com a Prefeitura de Maceió. "A ideia foi pegar um espaço que antes não era utilizado e atraía coisas ruins e transformar em um local ativo. O parque trouxe a comunidade, famílias, aqueceu o mercado do pessoal que vende tapioca ao lado e se tornou mais uma opção de lazer para as crianças que vêm à orla", ressaltou.
Fonte: Secom Maceió