A Base de Acolhimento e Proteção dos moradores do Bom Parto já alcançou 1.662 atendimentos em três dias de funcionamento. O espaço conta com serviços de diversas secretarias municipais oferecidos em uma estrutura montada no campo do bairro, para levar a Prefeitura de Maceió para mais perto da população.
O Bom Parto é um dos bairros afetados pelo afundamento provocado pela mineração da Braskem. Por esse motivo, o Município criou a Base de Acolhimento para promover ações como as de saúde, assistência social, esporte, lazer, educação e limpeza.
Na tenda da Saúde, é oferecido atendimento clínico, pediatra, psicólogo, vacinação, farmácia, citologia, exames laboratoriais às sextas e encaminhamentos para a rede de saúde dos serviços que não estão no local.
O Desenvolvimento Social também está presente com o Cadastro Único, Bolsa Família e Cria e demais demandas assistenciais são encaminhadas para os Cras ou Creas. A Secretaria da Mulher atua no espaço com o Emprega Mulher e o Banco da Mulher.
No espaço da Causa Animal, a população pode levar seus pets para consultas, vacinação e agendar castração. O morador Albérico Monteiro levou os gatos Kalvin e Aura, e a cachorrinha Fuxa para consultas e aproveitou para solicitar a castração dos três.
Para ele, a instalação da Base do Bom Parto é uma oportunidade de acessar as ações da Prefeitura de Maceió perto de casa. "Quando eu fiquei sabendo, um vizinho me contou, eu cheguei do trabalho e corri logo pra cá. O Bom Parto é um bairro humilde, que foi penalizado com a situação do afundamento, então é uma grande oportunidade e também uma comodidade", avalia.
O local também conta com atividades esportivas e recreativas, como a Biblioteca Móvel, o futmesa e o parquinho infantil. Também será montada uma tenda cultural e um espaço para zumba.
Para ser atendido, não é preciso agendamento. As atividades podem ser aproveitadas por toda a população, que ainda conta com o desjejum social no início da manhã. De acordo com a coordenadora Tatiana Boia, a população tem comparecido ao local.
"As pessoas ficam muito felizes e satisfeitas com a presença da Prefeitura de Maceió no bairro. Isso dá acessibilidade a todo mundo de uma forma humanizada e democrática, para que as pessoas possam ter mais facilidade no acesso a esses serviços, já que com a situação da Braskem a questão de transporte ficou precarizada", afirma.
Dona Quitéria Juliana, moradora do bairro há 44 anos, aproveitou a facilidade. Ela procurou a Base de Acolhimento para se consultar e atualizar as receitas dos remédios que toma para a hipertensão. "Gostei muito, porque eu estava preocupada, são muitos problemas, eu fico ansiosa. Vim no clínico geral pra ele passar minha medicação e achei muito bom", diz.
O atendimento no local é realizado de segunda a sexta, das 8h às 20h, exceto feriados.
Fonte: Secom Maceió