A Prefeitura de Maceió adquiriu nesta semana, 15 bombas, que vão compor o complexo de estações elevatórias do projeto Renasce Salgadinho, a maior obra ambiental da história da capital que logo em breve levará qualidade de vida para mais de 300 mil maceioenses.
A estação elevatória tem a função de bombear os efluentes, através da tubulação, até que sejam encaminhados para a sede da companhia de esgotamento sanitário, no bairro Prado. Além da parte estrutural, o projeto conta também com etapas hidráulica e elétrica, para que posteriormente o sistema entre em operação.
Os equipamentos têm a capacidade de direcionar uma vazão de 505 litros por segundo, sendo 1.000 litros de esgoto a cada dois segundos.
"Estamos dando continuidade a essa importante etapa da obra, que atrelada a outras intervenções irão garantir mais qualidade de vida para os maceioenses. As bombas foram projetadas e posicionadas nas estações elevatórias em locais estratégicos e que logo em breve estarão em funcionamento, conforme o andamento das próximas etapas", disse Thales Ribeiro, subsecretário de obras especiais.
Renasce Salgadinho
O conjunto de obras segue em diversos bairros e vai mudar a realidade da cidade. Os investimentos, fruto de um empréstimo da Companhia Andina de Fomento (CAF), são de R$ 76,4 milhões e contam com intervenções a curto, médio e longo prazo.
Além da revitalização, o projeto conta com mais de 20 intervenções previstas na região. São trabalhos de requalificação ambiental, análise, revisão e consolidação de estudos topográficos, geológicos, geotécnicos e hidrológicos, modernização de vias e ruas, melhorias no sistema de drenagem, de contenção de erosão, de recomposição do Riacho Salgadinho, construção de passarelas, sinalização e mudanças no projeto paisagístico.
Ações educativas, com palestras, oficinas de reciclagem e outras atividades também fazem parte do projeto técnico-operacional.
Fonte: Secom Maceió