A aplicação de lonas é uma das atividades desempenhadas pela Defesa Civil de Maceió com o objetivo de proteger as encostas e evitar deslizamento de barreiras nas áreas de risco. Esta ação está prevista no Previne Maceió, o plano de prevenção e enfrentamento ao período chuvoso da capital alagoana, coordenado pela Defesa Civil Municipal.
"Com as ações previstas no Previne Maceió, nós conseguimos finalizar o segundo período chuvoso consecutivo sem mortes na capital alagoana. A preparação da Defesa Civil Municipal, alinhada a ações integradas com as demais secretarias do Município, traz resultados efetivos e mais segurança para a população", enfatiza o coordenador-geral da Defesa Civil da capital, Abelardo Nobre.
Mais de 280 pontos em bairros com áreas de risco foram contemplados até o final de setembro de 2023, com um total de 58 mil metros quadrados de área protegida.
"A aplicação de lonas nas encostas é realizada para mitigar os riscos de deslizamentos de massa, evitando que as águas pluviais infiltrem no solo. Essa proteção impede que o solo fique encharcado e provoque um dos desastres que mais geram transtornos para a população das áreas de risco", explica Matheus Montenegro, diretor de Planejamento, Prevenção e Redução de Riscos da Defesa Civil Municipal.
Veja os bairros que já foram contemplados com a proteção:
? Jacintinho, com 8.432 m²;
? Benedito Bentes, com 8.088 m²;
? Petrópolis, com 5.464 m²;
? Feitosa, com 4.160 m².
A medida paliativa protege as encostas enquanto as contenções, que são obras definitivas, estão em processo de execução.
Além das áreas já mapeadas que vão receber as lonas, a população pode solicitar o serviço, ligando para o número 199. Uma equipe técnica vai ao local verificar se a aplicação pode ser feita na encosta ou se outras medidas podem ser efetivadas para a segurança da comunidade.
Secom Maceió