A Superintendência Municipal de Desenvolvimento (Sudes) participou, neste domingo (29), do primeiro dia do projeto Praia 10 Lixo Zero, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da destinação correta do lixo nas praias do estado, mudando hábitos e fazendo com que os resíduos sejam descartados em locais corretos, longe da faixa de areia e da água do mar.
O encontro aconteceu por trás do Restaurante Barrica's, na Ponta Verde, onde houve montagem de tendas e entrega de sacolas biodegradáveis. Além disso, agentes da Sudes percorreram a orla dando orientações a banhistas e turistas, informando sobre a responsabilidade ambiental e forma correta de descartar o lixo sem agredir ao meio ambiente.
De acordo com a diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, Kedyna Tavares, toda sensibilização e e concretização para manter a praia limpa é de suma importância para a preservação do meio ambiente e ajuda no turismo da cidade.
"Manter a limpeza das nossas praias, além de ajudar na preservação do nosso meio ambiente, também auxilia no turismo, visto que a praia é um dos grandes postos turísticos da nossa cidade. E para isso, precisamos contar com o apoio de toda a população e também daqueles que estão de visita pela nossa orla", disse.
Rommel Mendes, idealizador da entidade Protetores do Oceano, revela satisfação e surpresa em ver o sucesso na adesão da causa.
"Nós queríamos, mas não imaginávamos que teríamos a ideia tão bem recebida. Mas esperamos poder repetir essa ação anualmente e fazer algo cada vez maior que leve essa conscientização para o maior número de pessoas", afirmou.
Foram abordados durante a ação, banhistas e pessoas que passeavam pela orla, como José Ângelo, que mora em Maceió há 30 anos e costuma pedalar e desfrutar da vista aos domingos.
"Eu sou nota mil. Todo mundo gosta de limpeza. A limpeza da casa é o primeiro fator, e a cidade é nossa casa. A gente se sente bem em ver essa praia bonita", contou.
Já Marcos Alves, está em Maceió a passeio e conta que a cidade é sempre seu destino favorito, e que ver esse tipo de ação o faz querer voltar cada vez mais.
"Eu acredito que esse é um meio importante de conscientizar as pessoas. Eu ando pela orla e venho a Maceió há 12 anos e verifico as pessoas jogando lixo e muitas vezes não o recolhem. Então eu acho que esse tipo de campanha chama atenção para as pessoas de como devem levar o seu lixo e descartar no local correto para preservar a nossa natureza", reforçou.
As ações do projeto acontecerão por mais dois fins de semana. No dia 5, a iniciativa vai ser levada à Pajuçara. Já no dia 12, será realizado um mutirão, em parceria com os Protetores do Oceano, na Avenida Assis Chateaubriand, na Praia do Sobral, com a retirada de lixo das praias.