O governador Paulo Dantas visitou, nesta terça-feira (05), a indústria chinesa ZTT, na cidade de Nantong, na província de Jiangsu, na China. A Missão Alagoas foi recebida pelo presidente mundial da empresa, Chi Xue, e pelo presidente do Conselho, Jiping Xue, e ouviu deles que a empresa montou um grupo de trabalho para estudar a implantação de uma fábrica de módulos solares, ao lado da atual unidade da empresa em Marechal Deodoro.
O governador também ouviu a confirmação de que a ZTT pretende triplicar o tamanho da unidade em Alagoas. "É um desejo da empresa, há alguns anos, ampliar a produção no Brasil para alcançar uma fatia maior do mercado latinoamericano", declarou Xue, explicando que a indústria chinesa ainda luta para superar gargalos como a volatilidade do câmbio brasileiro e o custo logístico.
"Queremos colocar o Governo do Estado à disposição para que a ZTT consiga atingir seus objetivos, ampliar sua fábrica e construir uma nova unidade, desta vez na área de energias renováveis. Nosso objetivo é que Alagoas tenha cada vez mais empregos e desenvolvimento e sabemos que isso se faz em parceria com a iniciativa privada", afirmou o governador.
"Voltamos à ZTT num melhor momento de Alagoas e após superar a pandemia de 2020 e 2021, que derrubou as economias mundiais e estagnou todos os projetos das empresas, mas pensamos que agora é hora de voltar a acreditar e vocês têm no poder público alagoano um parceiro para isso", analisou Paulo, neste segundo dia da Missão Alagoas na China.
INCENTIVOS O governador ainda anunciou que atendeu a três recentes pleitos da ZTT ao Governo de Alagoas como a aplicação de um regime especial de tributação sobre a importação; a ampliação do tempo de estocagem de cabos importados de 365 para 1.080 dias e o aproveitamento de crédito presumido do ICMS acumulado pela empresa.
A notícia foi bem recebida pelo presidente da ZTT no Brasil, Yichun Shen, e pelo diretor da empresa em Alagoas, Xijian Li, que participaram da reunião. "Marechal também está unindo esforços para garantir o crescimento da ZTT em nosso município, gerando mais emprego e renda para nossa população", declarou o prefeito Cláudio Filho, o Cacau, de Marechal Deodoro. A comitiva ainda visitou o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da ZTT e as fábricas de fibra ótica, de cabos submarino e de baterias de lítio.
Também estiveram presentes, na visita à ZTT, a primeira-dama Marina Dantas; as secretárias Roseane Vasconcelos (Gabinete Civil) e Bárbara Braga (Turismo); os secretários Vitor Pereira (Governo) e Sílvio Bulhões (Ciência, Tecnologia e Inovação), o vice-presidente da Casal, Paulo Mendonça e membros da Prefeitura de Marechal Deodoro.
Fonte: Secom Alagoas