Ele é uma ferramenta desenvolvida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, da Prefeitura de Arapiraca, que relaciona o quantitativo de árvores plantadas e suprimidas em toda a cidade.
De acordo com a Superintendência de Meio Ambiente, são contabilizadas as árvores plantadas, aquelas que saem do Viveiro Municipal por meio de doação e/ou por ações realizadas pelos agentes de plantio do programa Arapiraca Verde.
É a partir desse controle, que se é possível enumerar as espécies que foram fincadas nos equipamentos públicos de todo o município, bem como escolas, Unidades Básicas de Saúde e muito mais.
Nos últimos anos, a média do município subiu de 916 para 1.102 mudas plantadas por mês em toda Arapiraca, ou seja, só neste ano de 2023, a Prefeitura de Arapiraca já realizou o plantio de mais 7,5 mil espécies de árvores.
Nos casos de supressão ou poda, é importante que sejam informadas as principais necessidades para o tal ato, a fim de que seja catalogado no arborômetro do município.
"Ao mesmo tempo em que realizamos o plantio de mudas aqui na nossa cidade, outras estão sendo suprimidas, quer seja de forma legal, com autorização da administração pública, ou não. O trabalho feito pelas nossas equipes tem transformado Arapiraca e dando a ela o verde que é tão determinante para um viver melhor. Hoje, temos um saldo positivo de mais de 7,5 mil novas árvores em toda a cidade, sejam elas no Bosque das Arapiraca, na Ciclovia do Trabalhador ou nos demais equipamentos públicos da nossa cidade. A meta é ampliar esse número e, para isso, seguimos com o ímpeto de fazer mais, de alcançar as metas estipuladas pelo nosso gestor [Luciano Barbosa] de fazer o melhor à toda população", apontou a secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Rosa Lira.
Fonte: Redação com assessoria