O ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, disse hoje (19) que acredita que a plataforma Avaliações Diagnósticas e Formativas, que visa monitorar e classificar o ensino em todos os nĂveis no Brasil, poderĂĄ se tornar "um dos maiores bancos de dados para avaliação da educação bĂĄsica no mundo" em pouco tempo. A afirmação foi feita durante a abertura do 1Âș Fórum de Discussão de Resultados das Avaliações Diagnósticas e Formativa do Ministério da Educação.
"Essa ferramenta muito em breve, vai se tornar um dos maiores repositórios de dados de avaliação da educação bĂĄsica em todo o mundo. E esses frutos representam uma esperança. Esperança de que possamos não só enfrentar os efeitos da pandemia na qualidade da educação brasileira, mas também enfrentar outras deficiĂȘncias que nós temos na nossa educação", disse.
O ministério aposta na plataforma para avaliar quanto os estudantes aprenderam em determinado perĂodo. No ambiente virtual estão disponĂveis 579 cadernos de avaliação, compreendendo os componentes curriculares de LĂngua Portuguesa, MatemĂĄtica, CiĂȘncias da Natureza, LĂngua Inglesa, FluĂȘncia e Produção Textual. As avaliações correspondem ao primeiro ciclo de 2022 e abrangem toda a etapa do ensino fundamental (1Âș ao 9Âș ano) e ensino médio (1Âș ao 3Âș ano).
Os primeiros resultados serão tornados pĂșblicos pelo ministério para serem discutidos. As possibilidades de enfrentamento das defasagens encontradas, inclusive as intervenções pedagógicas focalizadas nos pontos de maior fragilidade fazem parte dessa discussão.
Ainda neste ano, serão disponibilizados 4 ciclos de avaliações diagnósticas e formativas, permitindo o acompanhamento do desempenho dos estudantes bimestralmente e uma melhor organização do trabalho pedagógico das escolas com objetivo de recuperar, efetivamente, as dificuldades de aprendizagem mapeadas pela plataforma.
Fonte: AgĂȘncia Brasil