Como parte das ações da Prefeitura de Maceió do mês de combate à LGBTfobia será realizada, na próxima terça-feira (17), a IV Edição do Seminário Maceioense da População LGBTQIA+. O evento é promovido pela Coordenação da Diversidade Sexual da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e pelo Conselho Municipal de Direitos e Cidadania LGBT (CMDCLGBT) de Maceió, em parceria com a sociedade civil. O seminário vai acontecer no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (MISA), no bairro Jaraguá, das 9h às 12h.
A inscrição é gratuita e pode ser feita por qualquer pessoa que deseje participar, no site disponibilizado pela organização do seminário. O presidente do Conselho Municipal de Direitos e Cidadania LGBT, José Roberto da Silva , reafirmou o compromisso de garantia dos direitos, com a promoção do evento, e falou também sobre o objetivo do seminário.
"Temos a compreensão de que é necessário ousar e garantir a consolidação de políticas públicas que promovam a cidadania da população da população LGBTQIA+, que estão vulneráveis socialmente e historicamente. O propósito é construir diálogos para fortalecimento e respeito à diversidade de gênero e cultural dos indivíduos que enriquecem a nossa Maceió. Reafirmamos o nosso compromisso da promoção dos direitos e cidadania das pessoas LGBTQIA+ ", explicou o presidente do Conselho LGBT.
Posse do Conselho LGBT de Maceió
Durante o seminário serão empossados os representantes governamentais e da sociedade civil, que foram eleitos para integrar o Conselho Municipal de Direitos e Cidadania LGBT de Maceió, no biênio 2022-2024.
Veja quais são as Organizações da Sociedade Civil que vão formar o Conselho Municipal
ArtGay (Articulação Brasileira de Gays, Bissexuais e homens trans em Alagoas)
Associação LGBT Arco Íris
Associação Mães da Resistência
Vida (Centro de Cidadania e Direitos Humanos)
Rede Gay do Brasil
CODEBENTES (Conselho Comunitário de Desenvolvimento Social do Bairro Benedito Bentes)
Rede Trans do Brasil
Prêmio Jadson Andrade
No evento será entregue o prêmio Jadson Andrade de Cidadania e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBTI+.
O prêmio é uma homenagem ao ex-presidente do Conselho Municipal de Direitos e da Cidadania LGBT de Maceió, ator e redutor de danos do Consultório de Rua da Prefeitura de Maceió, Jadson Andrade, que faleceu em 2021, e lutou pela garantia dos direitos da população LGBTQIA+ em Maceió.