Portal de NotĂ­cias AdministrĂĄvel desenvolvido por Hotfix

Jair Bolsonaro

Petrobras tem que cumprir sua função social, diz presidente


O presidente Jair Bolsonaro voltou a falar sobre o preço dos combustĂ­veis nesta sexta-feira (13), durante sua participação na abertura da 56ÂȘ Convenção Nacional do Comércio Lojista, em Campos do Jordão (SP). Ele disse esperar que, com a troca no comando do Ministério de Minas e Energia, seja possĂ­vel fazer com que a estatal, que domina o mercado de petróleo no paĂ­s, cumpra sua função social.

"Eu espero, nos próximos dias, com as mudanças que fiz no Ministério de Minas e Energia, que nós consigamos mexer com a Petrobras, fazer com que ela cumpra um dispositivo constitucional, que fala do fim social da empresa", afirmou o presidente.

Durante sua fala no encontro de lojistas do varejo, Bolsonaro também criticou o que ele considera como lucro excessivo da Petrobras, comparada com outras empresas do setor. "Não podemos ter uma empresa que tem um lucro acima de 30%, enquanto nas maiores petrolĂ­feras do mundo, o lucro é no mĂĄximo de 15%. E essas outras petrolĂ­feras abriram mão de lucro para ajudar os seus paĂ­ses. A Petrobras não pode continuar a ser indiferente a tudo isso".

A Petrobras anunciou essa semana mais um reajuste, dessa vez de 8,87% no preço do diesel para as distribuidoras. No acumulado dos Ășltimos 12 meses, o reajuste do diesel chegou a 49%. O combustĂ­vel é o principal usado no transporte pĂșblico e de cargas e, por isso, tem impacto direto na inflação geral dos produtos.

O presidente diz que haverĂĄ novos aumentos de preço no setor. "HĂĄ poucas semanas, a RĂșssia fechou o fornecimento de gĂĄs para a Polônica e a BulgĂĄria. E agora, acaba de fechar também para a Finlândia e a Alemanha. Isso vai impactar em novos preços de combustĂ­veis".

ICMS

No inĂ­cio de sua fala, o presidente celebrou decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça, que suspendeu hoje (13) parte da resolução do Conselho Nacional de PolĂ­tica FazendĂĄria (Confaz) que trata da cobrança do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o diesel . O ICMS é um tributo estadual.

Mendonça atendeu ao pedido feito pelo presidente, que, por meio da Advocacia-Geral da União (AGU), diz que a medida é inconstitucional por permitir a diferenciação de alĂ­quotas do diesel entre os estados, prejudicando o consumidor com aumentos excessivos do combustĂ­vel.

"Não vai existir mais, espero que o pleno ratifique isso, cada estado ter um percentual", disse Bolsonaro.

Em março, uma lei aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada por Bolsonaro estabeleceu que deveria haver uma alĂ­quota Ășnica do ICMS sobre o diesel. Depois disso, o Confaz se reuniu e fixou um valor Ășnico do ICMS sobre o diesel, de R$ 1,006 por litro, mas com permissão para descontos. O valor, na prĂĄtica, ficou superior ao que vinha sendo cobrado nas bombas antes da nova lei, o que contrariou a pretensão do governo federal.

AgĂȘncia Brasil

Política Jair Bolsonaro Combustíveis ICMS Petrobras

Assine o Portal!

Receba as principais notĂ­cias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar GrĂĄtis!

Assine o Portal!

Receba as principais notĂ­cias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar GrĂĄtis!