Falando à Agência Brasil, a arquiteta, urbanista e professora da UFRJ, Ethel Pinheiro, integrante da comissão organizadora da iniciativa, disse que os dez pesquisadores da instituição que participarão do encontro, entre docentes e doutorandos, vão mostrar o que fizeram quando foram beneficiados por uma bolsa de mobilidade acadêmica - "uma pesquisa desenvolvida através de uma parceria internacional". Um dos relatos de experiências vividas na pesquisa internacional será o do editor-executivo da MIT Technology Review Brasil, Rafael Coimbra, que observou os impactos da Inteligência Artificial e do metaverso na saúde mental.
O Internacionaliza UFRJ 2030 celebra a internacionalização da universidade por meio de bolsas de mobilidade e auxílio pelo Programa Capes-Print, criado em 2017 e destinado a doutorandos, docentes e técnicos de pós-graduações das universidades públicas do Brasil. A promoção debaterá duas grandes áreas ligadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).Ethel Pinheiro informou que as áreas de interesse selecionadas pela UFRJ no Capes-Print foram combate às desigualdades e a proteção à vida. Esclareceu que, embora os palestrantes estrangeiros tenham quatro áreas temáticas diferentes, "as quatro falam de desigualdades ou de proteção à vida".
A pediatra Ruth Etzel, da Milken Institute School of Public Health, dos Estados Unidos, por exemplo, falará sobre os efeitos da exposição à poluição do ar na incidência de doenças em crianças. A especialista é reconhecida por investigar esses impactos em diferentes cidades do planeta. "Ela fala sobre como lidar com viroses, inclusive em países latino-americanos e saúde da criança", disse. Outro professor, Niels Albertsen, da Aarhus School of Architectures, da Dinamarca, referência sobre urbanismo e ciências sociais nos países da Escandinávia e Europa, apresentará sua visão de como modernizar e "ecologizar" cidades contemporâneas para superar os dilemas urbanos.
Ethel admitiu que os dois temas selecionados pela UFRJ abrangem outras áreas, como saúde, segurança alimentar e poluição, entre outras. "Na verdade, abrangem tantas áreas que são as faculdades que nós temos: arquitetura, urbanismo, sociologia, psicologia, bioquímica, medicina e geografia. São muitas", esclareceu.
Apesar de ser realizado em um único dia, Ethel informou que os palestrantes estrangeiros permanecerão no Rio e realizarão micro palestras para a comunidade acadêmica de pós-graduação da UFRJ, nos dias 15 e 16 de maio. "Eles estarão circulando pela UFRJ, falando do que sabem e construindo conhecimento". O roteiro está no Instagram da UFRJ. Será possível também assistir as palestras internacionais após o evento, neste endereço.
Estarão também entre os palestrantes estrangeiros o diretor do Departamento de Contabilidade e Finanças da Universidade de Granada, na Espanha, Manuel Bolivar, que falará sobre "Transparência governamental e participação cidadã para alcançar cidades mais inclusivas"; e o presidente do Comitê Internacional de Microbiologia Alimentar e professor da Universidade de Gante, na Bélgica, Andreja Rajkovic, que abordará os riscos para a segurança alimentar causados pelo acúmulo de plástico em ecossistemas, o que cria uma comunidade complexa de microrganismos, chamada plastisfera.
A programação do evento pode ser acessada aqui.
Fonte: AgĂȘncia Brasil