A primeira-dama de Alagoas e coordenadora-geral do Programa Vida Nova nas Grotas, Marina Dantas, e o secretário de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), Kelmann Vieira, estiveram reunidos, na quinta-feira (9), para tratar das ações que irão auxiliar na prevenção da criminalidade nas Grotas de Maceió.
Durante o encontro foram apresentados os resultados das ações já executadas pela Seprev ao longo dos últimos anos. "Desde a criação do programa Vida Nova nas Grotas, a secretaria vem auxiliando nas ações que visam a prevenção social da violência. Nossas equipes técnicas se debruçaram sobre as necessidades da população e tentaram sempre buscar soluções práticas para as principais problemáticas", enfatizou Kelmann Vieira.
Ao todo, desde 2017, data da criação do programa, a Seprev já beneficiou mais de 5 mil pessoas em 32 grotas da capital alagoana. Foram realizadas ações de acolhimento de dependentes químicos, emissão de documentos, palestras, orientações jurídicas e demais projetos que promoveram os direitos e a justiça.
Segundo Kelmann Vieira, a ideia agora é alinhar as ações com os objetivos da coordenação-geral do programa. "Estamos à disposição da equipe do Vida Nova nas Grotas para fortalecer ainda mais as políticas públicas e beneficiar, cada vez mais, as pessoas que mais precisam. Esta é uma orientação do nosso governador Paulo Dantas, que é um líder humano e que pensa sempre no bem-estar de todos os alagoanos e alagoanas", disse.
Para a primeira-dama e coordenadora-geral do Programa, Marina Dantas, o objetivo do Vida Nova nas Grotas vai muito além das melhorias de infraestrutura e mobilidade. "Estamos unindo forças com todas as secretarias que podem somar em ações permanentes para, de fato, melhorar a vida dessas pessoas. A Seprev é uma dessas parceiras que podem fazer toda a diferença", declarou Marina Dantas.
Resultados
O Vida Nova nas Grotas é um programa do Governo de Alagoas, em parceria com a ONU-Habitat, que promove intervenção urbana e social em áreas de assentamentos precários, conhecidos, popularmente, como grotas.